O que é supply chain e como implementá-la na sua empresa?

Klassmatt

Líder na América Latina em Saneamento, Governança e Big Data de Dados Mestres

KLA Klassmatt Supply chain

Navegue

Supply chain é uma abordagem essencial para as empresas que buscam máxima eficiência operacional para oferecer aos consumidores finais ao mesmo tempo em que desejam garantir a continuidade do negócio.

Neste artigo, você vai descobrir o que é supply chain e como aplicá-la em sua companhia. Além de saber quais são as vantagens e de que forma ele pode impactar as suas vendas. Continue a leitura e saiba mais!

O que é supply chain?

“Supply chain” é um termo em inglês muito usado na área de negócios que significa “cadeia de suprimentos”, ou seja, o conjunto de processos e caminhos pelos quais os produtos de uma empresa passam. Essa trajetória inclui desde a obtenção da matéria-prima até a entrega do item ao consumidor final. 

Entre as principais etapas desse processo, temos a compra de insumos, o transporte, o armazenamento, a embalagem, o estoque, a venda e a distribuição aos clientes. Além da infraestrutura física necessária para dar suporte a tudo isso.

Claro que para atender a todas essas demandas, a companhia precisa envolver diversas áreas e profissionais. O que, muitas vezes, engloba fornecedores, distribuidores e comerciantes, sem falar de todo o setor logístico. Contudo, você sabe qual é a diferença entre logística e supply chain? Confira.

Diferença entre logística e supply chain

A supply chain teve origem dentro da logística e até hoje ambos os termos são, muitas vezes, usados como sinônimos, devido à tamanha proximidade entre eles. Porém, enquanto a supply chain é responsável pelo gerenciamento interempresarial, a logística tem como preocupação a integração intraempresarial.

Isso significa que a supply chain tem uma visão mais ampla e estratégica, que envolve desde fornecedores e clientes até os clientes dos clientes. A área planeja todo o fluxo do produto e a relação com outros os negócios.

Por outro lado, a logística visa garantir que os produtos cheguem ao seu destino dentro do tempo, na quantidade certa e com toda a segurança. Desse modo, está mais atrelada com a movimentação dos materiais do que com as relações entre as empresas.

Por que incorporar a supply chain ao seu negócio?

Agora que você já entendeu o conceito, que tal entender melhor qual a importância da supply chain para a sua companhia? Afinal, por desempenhar um papel estratégico, essa ferramenta auxilia na resolução de problemas, indo muito além da área logística.

Dados estratégicos de negócios

A cadeia de suprimentos é uma ferramenta prática e assertiva que ajuda as empresas a identificarem as necessidades e o funcionamento de um segmento, fornecendo informações estratégicas para o negócio.

Isso quer dizer que uma de suas grandes vantagens é justamente a de servir como base para a análise de demandas e de mercado, a fim de fornecer dados precisos para cálculos operacionais.

Fidelização de clientes

A gestão eficiente da cadeia de suprimentos possibilita que a companhia assegure a disponibilidade e a entrega pontual dos produtos. Dessa forma, é possível evitar problemas de estoque, como falta ou excesso de mercadorias.

O resultado disso tudo? As empresas entregam mais valor aos clientes, que por sua vez se sentem mais satisfeitos e leais à marca. Afinal, eles sabem que sempre que precisarem vão ter acesso aos artigos sem dificuldade. 

Diminuição de custos 

É possível obter uma redução considerável nos custos da companhia por meio da supply chain. Isso porque um de seus objetivos é minimizar a ocupação desnecessária em estoques e evitar perdas de produtos por vencimento ou baixa adesão. Tudo isso utilizando tecnologias de monitoramento.

Entender o negócio como um todo e saber otimizar seus processos logísticos ao mesmo tempo em que aprimora a gestão de fornecedores faz com que a cadeia de suprimentos auxilie na redução dos custos operacionais. 

Atualização constante

Com a supply chain, as empresas estão constantemente atualizadas com informações de mercado. Aliás, negócios que se atualizam têm muito mais chance de se manterem lucrativos por muito mais tempo.

Por isso, com uma boa organização da cadeia de suprimentos, as companhias se tornam capazes de lidar com as demandas do mercado em tempo real e de se adaptarem às mudanças com mais facilidade.

Como implantar a supply chain?

Algumas ações são fundamentais quando falamos sobre a implantação da supply chain. Assim, listamos as principais etapas que você deve ter em mente, consideradas essenciais para maximizar o sistema da cadeia de suprimentos da sua empresa.

Integre os processos

A integração dos processos é um passo fundamental para garantir a eficiência e a qualidade da supply chain. Quando os processos de todas as áreas são integrados, as informações são compartilhadas de forma mais fácil e rápida e os erros são corrigidos com mais agilidade. 

Para isso, conte com a tecnologia a seu favor. Ela vai te ajudar com soluções de logística e sistemas de integração que ajudam a otimizar os processos e a melhorar a visão da empresa como um todo. 

Estabeleça um sistema de gerenciamento

Para que a tecnologia seja uma aliada do seu negócio, o ideal é que a sua companhia estabeleça um método de gerenciamento da supply chain, conhecido como Supply Chain Management (SCM). Ele vai ser responsável por organizar os processos e as operações.

Com ele, torna-se mais ágil o mapeamento e estabelecimento do fluxo de materiais e de informações, facilitando a comunicação entre os profissionais envolvidos. Como consequência, geram-se maiores índices de resultados positivos para a companhia.

Fique atento aos processos e faça análises constantes

Para obter um mapeamento eficiente da supply chain, é essencial realizar um levantamento minucioso de todas as atividades envolvidas, monitorando procedimentos, ações e tarefas por meio de dados relevantes. 

Esse monitoramento deve fazer parte da rotina das operações e ser efetuado continuamente. Ah, lembre-se: acompanhar indicadores-chave de desempenho é essencial para garantir uma gestão eficaz da cadeia de suprimentos e a otimizar a performance da empresa.

Cadastro de produtos

Fique atento à qualidade do cadastro de produtos do seu negócio! Clique aqui e conheça o Klasslite, nossa ferramenta desenvolvida para evitar problemas com multiplicidades e padronizar a descrição das mercadorias.

Organize sua gestão de suprimentos com a Klassmatt

Agora que você já conhece a supply chain, que tal implementar um sistema seguro para gerir a cadeia de suprimentos na sua companhia? Com a Plataforma Klassmatt, você conta com um sistema completo para a governança de cadastros de materiais e serviços das empresas.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco. Somos especialistas no que fazemos há 23 anos, garantindo os melhores sistemas de gestão da cadeia de suprimentos e gestão de compras e estoque para as instituições que atendemos.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Foto Jivo

Marcieli Vaz

Online

Olá, Como posso ajudar?