Setor de compras: como torná-lo mais eficiente?

Klassmatt

Líder na América Latina em Saneamento, Governança e Big Data de Dados Mestres

CAPA BLOG TAMANHO CORRETO 1024x430.jpg

Navegue

Por ser um dos mais atuantes de uma empresa, o setor de compras é um dos departamentos mais relevantes para um negócio. Afinal, ele seleciona assertivamente os fornecedores e encontra preços atrativos, sempre atendendo às necessidades da empresa. 

Para que essa área gere resultados, ela precisa também gerar valor aos clientes. É aí que entra a importância da cadeia de valor. Veja, neste artigo, como essa ferramenta se relaciona com o setor de compras de uma empresa!

Você sabe como funciona o setor de compras de uma empresa?

O setor de compras é o departamento responsável por  escolher fornecedores, orçar valores de mercadorias, além de firmar contratos, desenvolver ordens de compras e confirmar os pagamentos efetuados para os fornecedores. 

As organizações atuais utilizam o departamento de compras de forma estratégica, com a finalidade de obter vantagem competitiva e aumentar a presença no mercado. 

Nos últimos anos, essa área ganhou ainda mais relevância em razão do avanço da tecnologia, fator que exige aperfeiçoamento por parte dos profissionais em relação às novas ferramentas disponíveis. Com isso, as atividades pelo departamento tornaram-se mais assertivas. 

Qual é a importância do departamento de compras?

O setor de compras deve estar sempre alinhado aos objetivos estratégicos de um negócio, uma vez que os resultados almejados dependem muito desse engajamento. 

O sucesso nos acordos que geram lucros às empresas está relacionado à capacidade de negociação dessa área, pois ela será responsável por encontrar as melhores condições para as transações entre a companhia e os fornecedores. 

Vale pontuar que o departamento também tem sua relação com o processo de logística, devendo criar condições para que a companhia tenha os recursos que necessita de forma organizada, algo que ajuda nas tomadas de decisões. Veja agora o que é uma cadeia de valor e como ela deve ser unida a esse setor. 

O que é uma cadeia de valor?

É um conjunto de atividades desenvolvidas por um departamento empresarial com o objetivo de gerar valor para os seus consumidores, buscando avaliar quais dessas ações interferem de forma direta nos custos e lucros da empresa. 

Os processos dessa ferramenta são divididos em dois tipos de atividade: primárias (conhecidas como “processos core”) e atividades de apoio. Entre os elementos que compõem as operações iniciais, estão: logística de saída e entrada, execução (envolve maquinário, testes, materiais disponíveis, etc.) e estratégias de vendas.

Já as atividades secundárias são entendidas como desenvolvimento tecnológico, infraestrutura administrativa e financeira, gestão de recursos humanos e processos de compras de materiais. 

No que diz respeito aos procedimentos de aquisição, o departamento responsável necessita mostrar capacidade de negociação com fornecedores, sempre buscando bons preços. Para isso, é importante que o setor tenha profissionais qualificados, atentos às movimentações do mercado para buscar melhores negócios.  

Como o setor de compras se relaciona com a cadeia de valor?

O setor de compras de uma empresa pode aplicar os conceitos dessa ferramenta em suas atividades, visando a geração de resultados mais efetivos nos processos. Por exemplo, o departamento pode oferecer melhores produtos por meio da mudança de fornecedores. 

Já as empresas que atuam na linha de produção podem aperfeiçoar seus materiais e agilizar os processos produtivos a partir de matérias-primas mais fáceis de serem trabalhadas. Além de acelerar a confecção, a empresa cria condições para disponibilizar as mercadorias com mais velocidade aos seus clientes.

Quais os benefícios de integrar a cadeia de valor ao setor de compras?

Implementando essa ferramenta, o setor de compras é beneficiado por resultados positivos, não apenas com o aumento de vendas, mas também com a fidelização de clientes. 

Para fazer uma análise da cadeia de valor efetiva, é necessário compreender profundamente os conceitos e focar em cada um deles para ter resultados positivos. Essa tarefa não é tão simples, pois exige conhecimento sobre negócios, mercado e hábitos dos consumidores. 

Como a gestão de dados pode contribuir para a cadeia de valor?

A gestão de dados mestres reúne uma série de informações relevantes para o funcionamento de um negócio. Por meio de uma base bem gerenciada e categorizada, é possível identificar os melhores fornecedores, itens cadastrados no estoque e volume de mercadorias, proporcionando uma visão ampla do negócio. 

O gerenciamento eficiente também fornece insights importantes, auxiliando na tomada de decisões assertivas e ajudando a inovar na metodologia de trabalho do departamento. 

Essa base de dados pode ser uma aliada ao setor de compras de uma empresa, permitindo a classificação dos fornecedores que oferecem insumos de qualidade e dentro do prazo. Também inclui a verificação dos materiais disponíveis no estoque a fim de evitar aquisições repetidas, entre outras ações. 

Klassmatt conta com duas plataformas que garantem uma gestão mais eficiente no setor de compras

A plataforma Klassmatt viabiliza a padronização de cadastros de materiais e serviços, permitindo que as novas aquisições de itens se tornem assertivas, além de promover reduções de devoluções de materiais e recuperação de impostos dos itens, protegendo também  informações relevantes e permitindo uma triagem eficiente. 

Esses fatores contribuem para o desenvolvimento de estratégias e tomadas de decisões corretas, garantindo a assertividade nas compras e resultados positivos para a sua empresa. Saiba mais sobre essa ferramenta!

Já para homologação, a Klassforr é uma plataforma que assegura fornecedores qualificados e que operem de acordo com as normas estabelecidas pela empresa, evitando procedimentos ineficientes – como problemas na logística – que afetam a reputação da sua empresa e impactam negativamente os seus ganhos. 

Com essa ferramenta, você também garante os insumos corretos e necessários para abastecer o seu negócio, obtendo melhores produtos e aumentando a vantagem competitiva no mercado.

Klassmatt está presente em 38 países solucionando problemas de gerenciamento de dados

A Klassmatt está desde 1999 no mercado, oferecendo soluções efetivas para gestão, saneamento e governança de dados para empresas. Atualmente, os softwares na companhia estão presentes em 38 países, contribuindo para a expansão de negócios nesses locais. 

Confira alguns resultados proporcionados pela Klassmatt: 85 mil de usuários ativos, 20 milhões de itens em governança, quase 800 projetos implementados. Veja nossos cases de sucesso!

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Foto Jivo

Marcieli Vaz

Online

Olá, Como posso ajudar?