Contate-nos: contato@klassmatt.com | +55 51 3093.7200

Saneamento de fornecedores e produtos: Saiba como fazer

Gerentes de compras ou finanças, administradores e contratados sabem que é fundamental conhecer os impostos e obrigações organizacionais na importação de produtos e ter contato direto com os fornecedores, certo? E, para um processo organizado, você limpou o cadastro de fornecedores e produtos? Se o seu negócio está apenas começando, saiba que praticar a o saneamento de fornecedores é essencial para qualquer operação séria. Isso significa que, tomando medidas para usá-lo, os benefícios para o seu negócio serão óbvios e as melhorias nos seus processos serão óbvias. Quer saber por que a o saneamento de fornecedores e o registro de produtos são importantes para o seu negócio?

Fique conosco e acompanhe tudo o que você precisa saber no artigo abaixo. Como limpar o cadastro de fornecedores e produtos

O sucesso da limpeza cadastral será resultado da atenção às normas existentes no mercado, pois são elas que permitem o registro adequado dos documentos. A realidade é que não existe uma referência única e existem informações diferentes para cada categoria catalogada. Atualmente, o Material Description Standard (PDM) é utilizado e faz parte da regulamentação nacional. Cada categoria requer um tipo exato de informação para registro, para evitar duplicidade. Em outras palavras, o PDM contribui para o desenvolvimento de um cadastro estruturado e organizado. Por isso, para colocá-lo em prática, é necessário primeiro avaliar a descrição original dos produtos. Em seguida, identifique, classifique e documente os documentos. Lembre-se que nesta parte do processo é necessário estabelecer uma hierarquia, que considere as peculiaridades de cada elemento.

Algumas empresas trabalham com classificação própria ou com um padrão pré-existente. Para estabelecer a melhor alternativa, consulte os sites e catálogos do fabricante para obter descrições completas do produto.

Fique atento à formalização dos artigos, ferramenta que tem potencial para contribuir com a competitividade e taxas de reativação, garantindo qualidade e evitando possíveis desperdícios. Em todo o país, há um total de quatro regras para seguir para a classificação padronizada.

 regras a seguir ao realizar

Classificação normalizada:

Existem algumas dicas valiosas para quem quer ser mais eficiente durante esses procedimentos de saneamento de fornecedores e de registro, vamos ver quais são:

Primeiro, estabeleça um padrão chave de governança. Isso simplifica a coleta e o armazenamento de informações. Aqui, os dados técnicos desnecessários tem remoção para tornar a base mais objetiva e decisiva, reduzindo assim o risco de erros de registro. Centralize a gestão de serviços e bens para que a informação seja facilmente assimilada pelos atores da atividade. Dessa forma, é possível praticar a redução de custos, pois há consenso e entendimento comum sobre os materiais necessários e os produtos a serem evitados. Em seguida, realize com sua equipe as análises necessárias para os testes de segurança, eficácia e aceitação do sistema. Considere que os principais beneficiários da limpeza de registro são clientes, funcionários e fornecedores. Portanto, todos esses nichos devem ter adaptação ao sistema utilizado para esta operação. Implemente estratégias de treinamento e brainstorming para tornar o condicionamento físico mais fluido e suave.

Lembre-se de certificar-se de que os dados estão atualizados, reforce o preenchimento de lacunas no material e qualquer outra coisa que você precise para evitar informações confusas.

Em seguida, corrija quaisquer erros no cálculo do imposto. A gestão cadastral precisa de dados fiscais precisos.

Como mencionado anteriormente, é essencial ter um especialista para realizar esse processo para evitar multas por não pagar impostos. Também é importante estar atento às mudanças na legislação e nos preços das commodities. Lembre-se sempre de que estabelecer boas práticas de limpeza de fornecedores e registro de produtos pode permitir que sua empresa organize e otimize melhor os processos em questões fiscais na área de compras do seu negócio.

Então se você gostou deste conteúdo e quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe de especialistas.

Nathalia

klassmatt

A Klassmatt é uma empresa especializada em saneamento, governança de cadastros de Dados Mestres e Big Data, com 23 anos de experiência, possui clientes em mais de 35 países e desenvolveu a plataforma mais avançada e robusta do mercado na área de governança e padronização de cadastros de materiais, serviços, clientes e fornecedores, a plataforma Klassmatt®. Oferecemos soluções para saneamento de dados referente as descrições, padronização, higienização, enriquecimento de materiais, serviços, clientes e fornecedores, atuamos com classificação fiscal de NCM, NBS, CEST, LC 116, tradução para diversos idiomas, categorização UNSPSC e adição de mídias, tudo de acordo com os mais altos níveis cerificações nacionais e internacionais.

Você pode gostar

Classificação Aduaneira

Entenda a Classificação Aduaneira

Alguma vez você já escutou o termo “Classificação Aduaneira” e não sabia do que se tratava? Fique tranquilo, nós preparamos um artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.