+55 51 3093.7200

Saneamento de Cadastros: Por que devo aplicar?

Você já ouviu falar em saneamento de cadastros para material? Esse termo surgiu juntando o Sistema Público de Escrita e Nota Fiscal Digital e à alta demanda, alimentando o sistema da empresa com informações mais corretas para evitar erros no pagamento de impostos.

Limpeza de Cadastros de produtos significa, na prática, ter as informações dos produtos corretas e iguais no sistema da empresa. Além disso, a limpeza também precisa que todos os campos obtenha cuidados, inclusive os criados para a escrita digital. Os pontos precisam ser todos atendidos, o fiscal, o tributário e contábil.

Você deve investir na higiene de cadastros de produtos. Veja porque!

Empresas que fazem esse investimento crescem financeiramente.

Tributação correta

A limpeza de cadastro afeta o processo. Vamos avaliar um exemplo:

Uma empresa que revende produtos recebe um artigo e como não segue meios de higiene, esse item acaba sendo cadastrado no sistema duas vezes, com descrições diferentes porque não há um padrão a ser seguido. Isso acontece muito, porque um membro da equipe pode ter acesso ao sistema e colocar aquele produto da forma como julgar melhor.

O SPED entende como se o produto tivesse a venda como dois itens diferentes. Essa informação incorreta vai mudar o cálculo de impostos e pode até fazer com que o dono do negócio precise gastar mais com eles. Isso significa que a limpeza serve para diminuir gastos, já que a empresa não corre o risco de pagar mais impostos do que o preciso. E também evita multas que acontecem por erros na contagem das contas dos tributos.

Empresa legalmente correta

Com a Saneamento de cadastros, a empresa trabalha com arquivos digitais dentro do modelo do SPED e, por isso, eles têm valia jurídica. Cumprindo todos os requisitos do SPED e ao preencher cadastro, a empresa mantém a sua imagem e o seu nome limpos.

Controle de estoque

Mais uma vez, batemos nessa tecla tão importante: a limpeza de cadastro acaba com os itens duplicados  no sistema. Conforme foi falado, quando não existe um suporte nesse sentido, é possível que a empresa tenha o mesmo produto cadastrado muitas vezes com nomes e descrições diferentes. Essa é uma forma de acabar com esses fatos. Assim, o sistema onde os produtos estão cadastrados vão passar a refletir o estoque e suas ações da forma certa.

Uma empresa que passou pela higienização de cadastros conhece o passo a passo. Para uma empresa passar de um cadastro sem ordem e sem padrão para um saneado, é preciso passar por várias etapas. Caso não haja ajuda técnica, os gestores podem se confundir ao preencher os campos e fazer dessa higiene um problema.

Por isso, é recomenda a ajuda técnica para que tenha um padrão de dados de produtos, para que tudo seja feito da melhor forma. Para que o gestor não tenha dores de cabeça no futuro, isso é considerado um bom gasto.

Você quer ter maior controle sobre os produtos e serviços da sua empresa? Se manter informado é o inicio para o sucesso nos negócios! Quer saber mais sobre limpeza de cadastros? Entre em contato com nossa equipe!

admin_12

klassmatt

A Klassmatt é uma empresa especializada em saneamento, governança de cadastros de Dados Mestres e Big Data, com 23 anos de experiência, possui clientes em mais de 35 países e desenvolveu a plataforma mais avançada e robusta do mercado na área de governança e padronização de cadastros de materiais, serviços, clientes e fornecedores, a plataforma Klassmatt®. Oferecemos soluções para saneamento de dados referente as descrições, padronização, higienização, enriquecimento de materiais, serviços, clientes e fornecedores, atuamos com classificação fiscal de NCM, NBS, CEST, LC 116, tradução para diversos idiomas, categorização UNSPSC e adição de mídias, tudo de acordo com os mais altos níveis cerificações nacionais e internacionais.

Você pode gostar

NBS

O que é NBS?

Antes de tudo, NBS é a nomenclatura brasileira para serviços e outras atividades que geram mudanças nos bens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.