+55 51 3093.7200

PDM: Como funciona sua implementação?

Primeiramente, o Padrão Descritivo de Materiais (PDM) é o processo que organiza o cadastro de todos os itens que entram no estoque da empresa. Estabelecendo e respeitando um sistema de padrão. Como já comentamos por aqui, entre as suas vantagens estão a redução de erros (como duplicidade no registro dos suprimentos). A redução da devolução de cargas e a otimização do trabalho no setor de compras.  

Hoje vamos nos aprofundar em como implementar o PDM na sua empresa.  

Seleção do sistema de classificação  
O primeiro passo para implementar o PDM é definir quais critérios vão ter o seguimento no cadastro dos materiais, ou seja, como será essa padronização. Entre as muitas possibilidades, existem dois padrões que são mais conhecidos e utilizados: 

Classificação NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul): é a mais indicada para empresas que comercializam com os países que compõem esse grupo econômico. Porque unifica a linguagem entre todos eles. Ela determina tanto a natureza quanto a classificação fiscal de um produto, por meio de um código dado em 8 dígitos. Os 6 primeiros correspondem à classificação SH (Sistema Harmonizado) e os 2 últimos a especificações próprias do Mercosul. 

Classificação UNSPSC (Universal Standard Products and Services Classification): foi definida pelas Nações Unidas e é utilizada em nível mundial. Essa classificação também é dada por 8 dígitos, nos quais é dividida uma hierarquia de 4 níveis. 

Além de escolher o sistema de classificação mais adequado, também é necessário determinar a estrutura. A lista de características técnicas que devem compor a descrição de cada material. Pode incluir, por exemplo, o lote, data de entrada do produto no estoque. Medidas, cores e outras, de acordo com o tipo de suprimento em questão. 

Manual PDM 

A implementação do PDM só faz sentido se todos os colaboradores da empresa entenderem como funciona essa padronização. Por isso, é necessário construir um manual descrevendo todas as regras que deverão guiar o cadastramento dos materiais nos registros. 

Além do sistema de classificação escolhido e da estrutura. O manual também deve descrever as palavras que podem ter uso para preencher os campos de informações; como as abreviaturas e pontuação deverão ter utilização; quem pode ou não cadastrar novos materiais no sistema e os demais detalhes. 

Tudo que envolva o PDM deve ter o material inserido neste manual, de modo que ele se torne uma fonte de consulta para todos os colaboradores. 

É importante que os colaboradores tenham envolvimento de fato na implementação do PDM. Por isso, além do manual. Então o processo deve incluir uma etapa em que os responsáveis por essa novidade se dirijam ao restante da equipe para falar sobre o assunto. Esse é o momento de deixar clara a importância da padronização de materiais, os benefícios que ela poderá trazer para a empresa e como funcionará. 

O suporte de uma consultoria especializada pode ser bastante útil. Para que não haja nenhum erro cometido no momento de fazer com que o PDM se torne parte da empresa. 

Enfim, gostaria de saber mais sobre PDM? Marque uma reunião com nossos Especialistas!

admin_12

klassmatt

A Klassmatt é uma empresa especializada em saneamento, governança de cadastros de Dados Mestres e Big Data, com 23 anos de experiência, possui clientes em mais de 35 países e desenvolveu a plataforma mais avançada e robusta do mercado na área de governança e padronização de cadastros de materiais, serviços, clientes e fornecedores, a plataforma Klassmatt®. Oferecemos soluções para saneamento de dados referente as descrições, padronização, higienização, enriquecimento de materiais, serviços, clientes e fornecedores, atuamos com classificação fiscal de NCM, NBS, CEST, LC 116, tradução para diversos idiomas, categorização UNSPSC e adição de mídias, tudo de acordo com os mais altos níveis cerificações nacionais e internacionais.

Você pode gostar

NBS

O que é NBS?

Antes de tudo, NBS é a nomenclatura brasileira para serviços e outras atividades que geram mudanças nos bens.

O que é Gestão Master Data (MDM ou Gestão de Dados Mestres)

O que é Gestão Master Data? (MDM)

Antes de tudo, para entender bem a gestão de dados mestre (MDM). Primeiramente temos que definir e explicar o que são dados mestre e diferenciar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.