NBS: saiba o que essa nomenclatura significa

Antes de tudo, NBS é a nomenclatura brasileira para serviços e outras atividades que geram mudanças nos bens.

Klassmatt

Líder na América Latina em Saneamento, Governança e Big Data de Dados Mestres

MicrosoftTeams image 1

Navegue

O NBS é um classificado fiscal nacional usado para identificar os serviços e intangíveis que instituem modificações no patrimônio. Além disso, o classificador permite a elaboração adequada, fiscalização e análise de políticas públicas de modo integrado.

É importante que esse código esteja em conformidade, algo que possibilita melhor organização, identificação e entendimento dos serviços pelos órgãos empresariais e governamentais. Leia este texto e fique por dentro das informações sobre a nomenclatura!

NBS: entenda mais sobre esse código

A sigla NBS significa “Nomenclatura Brasileira de Serviços” e envolve atividades que geram alterações nos bens. Esse projeto foi desenvolvido no ano de 2008 por um grupo composto por integrantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e especialistas do IBGE, Receita Federal e Banco Central.

A proposta foi finalizada em 2011, e o código começou a ser utilizado em 2012 por meio do decreto 7.708/2012. Ao longo do tempo, a nomenclatura brasileira de serviços passou por mudanças a fim de facilitar o seu uso. Uma dessas alterações ocorreu em 2013 para corrigir possíveis falhas.

A versão de 2018 é a mais recente do classificador. Essa alteração foi realizada para revisar o NBS com o intuito de ter maior harmonização com as classificações internacionais.

NBS X NCM: saiba a diferença entre essas nomenclaturas

A NCM é a Nomenclatura Comum do Mercosul, utilizada para identificar os produtos circulados nos países que integram o Mercado Comum do Sul – Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela, sendo o último um país suspenso dos direitos e obrigações.

De forma resumida, podemos comparar as siglas de duas maneiras. Enquanto a NCM se refere a um código usado na importação e exportação de produtos, o NBS diz respeito ao código utilizado para Exportação e Importação de Serviços.

Você sabe identificar o código NBS?

O código NBS pode ser identificado com facilidade. Ele é constituído por nove dígitos, da esquerda para a direita. Veja a seguir o que cada um dos números significa.

  1. O primeiro dígito é o 1, indicando que o código se refere a um serviço, atividade ou outra operação que gera mudanças nos bens líquidos da empresa;
  2. O segundo e o terceiro dígitos, assim como o primeiro, são referentes a um capítulo do código;
  3. O quarto e quinto, com os códigos que representam um capítulo, indicam um lugar nessa divisão;
  4. O sexto e sétimo números, reunidos aos códigos que representam uma posição, prescrevem as legendas de primeiro e segundo graus dessa categoria;
  5. O oitavo dígito diz respeito ao artigo;
  6. O nono dígito é o elemento filho (subitem).

Siscoserv: esse sistema ainda funciona?

O Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Atividades (Siscoserv) era uma sistematização criada pela Portaria RFB/MF 1908/2012 para registrar informações a respeito das transações realizadas entre residentes ou residentes no Brasil.

O sistema NBS foi elaborado pela Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e pela Receita Federal do Ministério da Fazenda.

A NBS era uma das informações mais relevantes desse sistema, sendo usada na definição de serviços elegíveis ao financiamento do Programa de Financiamento às Exportações (PROEX), assim como na ampliação das operações elegíveis para Adiantamento sobre Câmbio (ACC) e Adiantamento sobre Câmbio Entregue (ACE).

Contudo, o Ministério da Economia desativou o Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Atividades em 2020, justificando a necessidade de contenção de gastos.

Ganhe com a Klassmatt!
Ganhe com a Klassmatt! Clique aqui.

O que fazer com a suspensão do Siscoserv?

Apesar da suspensão do sistema, as pessoas físicas e jurídicas precisam manter os métodos usados em transações comerciais, sempre usando ferramentas eficientes e que auxiliem em todo o processo de trabalho.

Qual é a importância do comércio exterior?

A principal vantagem do comércio exterior é a possibilidade de importar mercadorias que, normalmente, não estão disponíveis no Brasil. Esse investimento é muito lucrativo, uma vez que oferece uma vantagem competitiva para empresas que comercializam esses produtos internacionais no território brasileiro.

No que diz respeito às vendas para outros países, o Brasil conta com itens com grande capacidade de negociação no mercado externo, como produtos agrícolas. Para isso, é essencial que os itens estejam em conformidade com os padrões internacionais exigidos.

Nesse sentido, a classificação fiscal — sistema que define um código numérico para cada produto — possibilita que o seu negócio atue em concordância com o regime de tributação determinado pelo governo, evitando inconvenientes com a Receita Federal.

A Klassmatt pode ajudar você com a classificação fiscal dos produtos da sua empresa, auxiliando no controle de mercadorias da sua empresa, bem como no monitoramento de dados relevantes para comercialização. Saiba mais clicando aqui!

Klassmatt conta com ferramentas para auxiliar no cadastramento de produtos para comercialização

Viu o que é NBS? Confira também as ferramentas da Klassmatt que podem auxiliar na classificação de mercadorias, saneamento e governança de dados da sua empresa.

A Klassmatt é uma empresa fundada em 1999, no Rio Grande do Sul, com o objetivo de oferecer uma consultoria especializada em saneamento para cadastros de serviços e materiais. Em 24 anos, nós já saneamos mais de 38 milhões de itens e implementamos mais de 800 projetos em 38 países. Veja nossos cases!

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunicado Importante

Prezados Clientes,

Estamos passando por um momento grave e sem precedentes, uma das maiores tragédias já vividas em nosso estado. Ao mesmo tempo vemos uma demonstração impressionante de solidariedade, uma mobilização que nos enche de esperança!

Nossa operação está com capacidade reduzida neste momento, mas nenhuma área está inoperante.

Pedimos compreensão aos nossos clientes e parceiros por eventuais tempos de resposta maiores ou repactuação de alguns prazos, na certeza de que tudo se resolverá e sairemos mais fortes deste momento.

CAMPANHA DE AJUDA AOS COLABORADORES QUE PERDERAM SUAS CASAS

Infelizmente, 30 colaboradores da Klassmatt foram severamente afetados e perderam suas casas, inundadas pela enchente que assola Porto Alegre e região metropolitana.

Estamos juntando esforços e doações para ajudá-los na reconstrução de suas casas. Caso queiram contribuir, suas doações serão muito bem-vindas através do pix abaixo.

Chave pix

Celular: (51) 98165-9790

INTEGRA CONSULTORIA S.A.

Banco Itaú

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Time Klassmatt

Maria Eduarda

Online

Olá, Como posso ajudar?