O que é Master Data Management? (MDM)

Klassmatt

Líder na América Latina em Saneamento, Governança e Big Data de Dados Mestres

Copia de CAPA BLOG TAMANHO CORRETO 1 1.png

Navegue

Para entender a gestão de dados mestre (MDM) necessitamos definir o que são dados mestre e compreender como gerencia-los.

Dados mestre são as informações críticas de uma empresa que suportam e classificam os dados que ficam em transação e os dados analíticos desta corporação. Contudo, eles também pode ser chamados de “dados corporativos” ou “dados sobre outros dados”, geralmente inclui “metadados” bem específicos do aplicativo, visões de negócios diferentes, dimensões do negócio, dados de referência e ativos de dados mestres.

Exemplos de dados de negócio incluem plano de contas, estruturas de organização ou centro de custo, segmentos de mercado, categorias de produtos e muito mais.

Master Data Management (MDM) é a gestão dos dados mestres. Então, o MDM é a combinação de aplicativos e tecnologias que regulam os dados. Ou seja, higienizam e ampliam esses dados mestres e os sincroniza com aplicativos, processos de negócios e ferramentas de analise. Quando o MDM é bem-feito, os dados mestres usados em toda a empresa são mais válidos e precisos. O software de Master Data Management (MDM) cria um processo de gerencia de dados mestre simples, que auxilia os desafios que as empresas tem ao lidar com a gerencia de dados do negócio, produto e cliente.

Qual problema é resolvido pelo software de Master Data Management, e por que isso importa?

Quando os dados gerais são confusos ou dispersos e ocultos, podem afetar de forma negativa todos os aspectos do negócio. Dados gerais imprecisos levam a números que entram em conflito para o mesmo índice. Excesso de estoque, atraso nas compras de mercado, reorganizações do negócio e previsões de demanda incertas.

Em resumo, sem o MDM, não haveria foco único no alinhamento dos dados gerais com as necessidades e estratégias de negócios. Embora todos na empresa usem dados importantes, alguns têm visão total do ciclo de vida. As principais partes interessadas às vezes não conhecem as fontes de dados, o nível de detalhes ou como elas agregam valor. Essa falta de visão é mais comum por conta das muitas soluções empresariais e funções de negócios diferentes que criam e consomem dados.

Quando você considera o número de partes interessadas em uma organização – interna e externa – pode se tornar claro rápido. Porque pode ser difícil acessar informações atuais, precisas e completas com armazenamento em toda a empresa. Fator em fusões, crescimento e globalização, e as informações podem acabar localizadas em vários sistemas e bancos de dados sem conexão. Cada um dos quais é mais provável abrigar versões diferentes das mesmas informações e de qualidade que varia.

Por isso, as soluções de análise e de geração de relatórios não tem como ajudar a informar decisões comerciais de estratégias e confiantes. Então, para manter os dados juntos, muitas empresas confiam na entrada de dados, planilhas ou soluções manuais caseiras.

MDM para Enterprise Data Management (EDM)

Muitas empresas usam processos manuais que dependem de e-mails, planilhas e chamadas de conferência. Para criar acordo em torno dos itens de dados mestres da empresa. Processos como esses podem levar a longos ciclos de acordos, bem como problemas de alinhamento e confiança nos relatórios da empresa. Sem o acesso à referência comum, não é surpresa que os números que permeiam a empresa não batam.

Além disso, sem o Enterprise Data Management (EDM), as empresas serão mais lentas para responder à mudança. Seja migrando um aplicativo para a nuvem. Gerenciando os efeitos de fusões e aquisições ou de forma simples acordando as diferenças de dados da empresa entre funções e aplicativos de negócios.

O EDM garante que os aplicativos de negócios estejam alinhados. Além disso, por meio do uso sólido de itens críticos de dados da empresa, como o plano de contas. O EDM permite que os dados mestres da empresa sejam sólidos nos sistemas financeiros, permite o planejamento de recursos empresariais (ERP) e a gerencia de desempenho empresarial (EPM). Outras funcionalidades são relatórios, análises e outros aplicativos de transação, como compras, sistemas de cadeia de estoque e experiência do cliente (CX).

Dessa forma, com um sistema para EDM, a equipe trabalha com os dados que precisam para os softwares comuns. O EDM é responsável por criar essas atividades e adicionar elas ao framework compartilhado. Isso permite que o compartilhamento de informações e a governança de dados estabilizem em políticas formais com base em como as pessoas realmente usam os dados.

MDM para produtos (MDM)

Os dados de produtos são a linha de vida de informação da empresa. Então, as boas práticas da gerencia de dados mestre de produtos proporcionam à empresa uma visão de 360 graus de todos os dados do produto.

Isso inclui toda a equipe que desenvolve a estratégia da empresa. Para usuários que usam continuamente informações de produtos para operações da empresa, de desenvolvimento, marketing e cadeia de suprimentos. Dessa forma, a MDM para produtos (MDM) se torna a visão única das informações do produto que podem ser aproveitadas em todos os setores.

Ele ajuda a eliminar a divisão de dados do produto. Um problema que muitas vezes resulta quando as empresas dependem de aplicativos legados e de melhor qualidade não integrados. Participam de uma fusão ou aquisição ou crescem o negócio para o mundo todo. Uma solução de gestão de dados mestre de produtos fornece a base para a transformação da empresa. Fornecendo uma única fonte de dados corretos dos produtos necessários para seus processos de vendas, marketing, cadeia de suprimentos e ERP. Com o produto MDM, você pode fazer um registro de produto de uma empresa. Unificado e um thread digital que ajuda no comércio, controlar e publicar rápido os dados mestres de produtos para fábrica globalizada e comércio omnichannel. E distribuir dados de forma integrada para aplicativos e mercados internos e externos. Com uma única solução multidomínio – fornecendo informações de produtos confiáveis e comercializados para acelerar o tempo de comercio.

MDM para gestão de dados de clientes (CDM)

Dados de clientes claros e consistentes são importantes para o sucesso dos negócios. O Customer Data Management (CDM) fortalece, limpa, apura e coordena dados de e para várias fontes. Ele também pode normalizar endereços. Resolver problemas de registros duplos e garantir que as equipes de vendas tenham a melhor versão de registros e perfis dos clientes. O CDM ajuda a superar problemas comuns que surgem de dados de clientes confusos, incompletos e imprecisos, incluindo:

•Dados incorretos do cliente são o resultado de um mau atendimento ao cliente; 

• Equipes de vendas com vários representantes acabam trabalhando com contas duplas;

•Leads duplicados levam a marketing fraco com um perfil de cliente confiável.

As empresas têm uma plataforma de gerencia mais eficiente. E uma visão única e precisa do cliente que pode ser usada em vários sistemas e unidades de negócios. Bons dados de clientes fornecem uma visão geral, permitindo um planejamento de contas sólido, deixando melhor as vendas e os lucros do cliente.

Quais são as diferenças entre gestão de informações de produtos e MDM, e por que isso importa?

O Product Information Management (Gerenciamento de Informações do Produto) é um sistema que trata as informações do produto em todos os canais relacionados a empresa. É fundamental para a sucesso da cadeia de suprimento. A produção, o tempo de comercio, a qualidade do produto e até mesmo a satisfação do cliente, por outro lado. O MDM entende todos os dados de transações e de operações de uma empresa- ou, simplesmente, todos os dados que estão dentro de uma empresa. O MDM vai muito além de produtos. Embora o MDM tenha todas as informações, incluindo dados de produtos. Ele também inclui todos e quaisquer dados relativos a funcionários, clientes, fornecedores, e muito mais.

Quando você pode compartilhar a mesma fonte única de dados precisos de produtos exigidos para seus processos de vendas, marketing, cadeia de suprimentos e ERP. Sua empresa pode comercializar com eficiência novos produtos e serviços. Certifique-se de que informações completas e consistentes sobre o produto sejam publicadas em seus canais de vendas. Enquanto compartilha de forma eficiente dados de produtos confiáveis entre SCM, ERP, back-end e sistemas de atendimento de pedidos.

Enfim, se você deseja conhecer um pouco mais sobre a Klassmatt, agende uma reunião com nossa equipe de especialistas.

Compartilhar

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Foto Jivo

Marcieli Vaz

Online

Olá, Como posso ajudar?