Destaque a sua empresa com o Master Data Governance

Klassmatt

Líder na América Latina em Saneamento, Governança e Big Data de Dados Mestres

KLA Klassmatt master data governance

Navegue

Você já imaginou como a qualidade das informações essenciais para a sua empresa poderia ser melhorada caso houvesse uma central de governança e gerenciamento de dados mestres? É para isso que serve o Master Data Governance.

Gostaria de se informar e de se aprofundar no assunto? Então, não perca a oportunidade de ler este artigo! Descubra o que é governança de dados, para que ela serve e outras questões relevantes sobre o tema. Boa leitura!

O que é governança de dados?

Master Data Governance pode ser traduzido como “Governança de Dados Mestres”, em português. Contudo, mesmo após a tradução, você sabe o que isso significa? Trata-se de um conjunto de boas práticas e políticas empresariais que busca garantir a consistência e confiabilidade dos dados.

Refere-se, então, a um grupo de normas que regulam os procedimentos relacionados aos dados. Esses processos criam modelos que definem quem pode realizar determinadas ações, além de indicar com quais informações, em que momento, sob quais circunstâncias e utilizando quais métodos tais tarefas devem ser efetuadas.

Geralmente, o Master Data Governance agrupa dados relativos a parceiros de negócios, clientes, fornecedores, materiais, produtos, serviços, equipamentos, finanças, entre outros. 

Com uma boa estrutura de governança de dados, a empresa desenvolve uma estrutura organizada que pode ser acessada, simultaneamente, por todas as pessoas responsáveis. Ou seja, as áreas de marketing, T.I e administrativa se beneficiam com essas informações da mesma forma.

Qual a diferença entre Master Data Governance e Master Data Management? 

Na verdade, um é complementar ao outro. Afinal, as políticas e a compliance criadas na governança de dados são diretamente aplicáveis ao gerenciamento dos dados mestres, responsáveis por mantê-los sempre atualizados.

Essa estrutura de gerenciamento de dados deve incluir ferramentas, tecnologias e práticas modernas que ofereçam usabilidade e confiança, a fim de que todos os colaboradores e parceiros-chaves da empresa possam confiar na qualidade dos insights baseados neles.

Benefícios do Master Data Governance

A implementação do Master Data Governance proporciona às empresas maior clareza sobre seus clientes, processos financeiros, regulamentações e vários outros fatores cruciais para o desenvolvimento das companhias. Confira mais detalhes das vantagens da governança de dados a seguir: 

Decisões estratégicas de negócios

Hoje em dia, os dados mestres se tornaram itens essenciais para as decisões das instituições. Por meio dos processos, das políticas e das métricas do data governance, a empresa passa a utilizar as informações de forma mais eficiente e eficaz, auxiliando no alcance dos objetivos táticos e estratégicos da organização.

Além disso, com os dados centralizados e padronizados, todas as equipes podem trabalhar juntas, compartilhando informações e insights. Isso economiza tempo e recursos durante a execução dos projetos.

Qualidade dos dados mestres

Um programa bem-estruturado de governança é fundamental para oferecer a alta qualidade dos dados. Afinal, a responsabilidade pelo gerenciamento é definida de forma clara, ao mesmo tempo, ela conta com o auxílio de plataformas especializadas.

Todas essas condições ajudam a garantir que os dados mestres estejam em constante atualização e limpeza, removendo dados repetidos, incorretos ou com informações obsoletas. Tais ações tornam os processos menos estressantes e mais ágeis, liberando os colaboradores para focarem em outras tarefas relevantes.

Conformidade com as leis

A implementação de um sistema de governança de dados confiável facilita a atividade constante de permanecer em conformidade com as leis, incluindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Manter-se atualizado em relação à legislação de dados é um grande desafio para as empresas, atualmente, já que as leis vivem em contínua transformação, especialmente com o advento das novas tecnologias. Por isso, a adoção de um sistema auxilia a evitar sanções e multas por descumprimento de obrigações. 

Menor propensão ao erro

Como seres humanos, todos estão propensos a erros. Então, contar com uma boa plataforma de governança e gerenciamento de dados ajuda a eliminar processos de manutenção de dados manuais. Logo, possibilita a redução de dados repetidos ou incoerentes.

Como implantar a governança de dados?

Um Master Data Governance de qualidade envolve toda a empresa. Grandes organizações, geralmente, contam com uma equipe de governança de dados responsável pelo estabelecimento de todos os processos, além da seleção e implantação das tecnologias necessárias.

Para conseguir instituí-la, uma etapa crucial é a gestão correta e permanente dos dados mestres. Essas informações devem ser coletadas desde o início das atividades empresariais, para que se fortaleçam e ganhem confiança com o tempo.

Ainda, para que esses dados sejam devidamente analisados e agrupados, é fundamental uma plataforma especializada em governança de dados. Esse é o caso da Klassmatt, solução inovadora que disponibiliza os dados mais importantes de que você precisa em todos os ERPs disponiveis no mercado, incluindo o sistema SAP. 

Conte com a Klassmatt para gerenciar seus dados

Na Klassmatt, você contrata o melhor software para governança de dados. Com ele, você ganha agilidade nos cadastros, treinamentos para equipe, compras mais assertivas, além de, claro, dados confiáveis.
Entre em contato com a nossa equipe e solicite uma demonstração gratuita para conhecer a Plataforma Klassmatt. Com ela, você vai levar ainda mais valor para as decisões estratégicas de seu negócio, com muita ética, segurança e oportunidades de negócios.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Foto Jivo

Marcieli Vaz

Online

Olá, Como posso ajudar?