Inventário de estoque: como otimizar essa ferramenta

Klassmatt

Líder na América Latina em Saneamento, Governança e Big Data de Dados Mestres

Trabalhador com equipamentos de proteção escreve em tablet, imagens tecnológicas aparecem na tela. inventario de estoque

Navegue

Nas empresas, fazer o controle do estoque corretamente é imprescindível para evitar perdas e prejuízos com desperdícios. Nesse contexto, as companhias têm como ferramenta primordial o inventário de estoque, que ajuda a controlar o armazenamento logístico dos itens.

A expressão se refere a uma listagem realizada com todos os materiais e produtos alocados no estoque para venda ou uso interno da empresa. De modo geral, o inventário de estoque tem como função a identificação, classificação e determinação do valor de cada mercadoria.

Conheça um pouco mais sobre o inventário de estoque

Agora que você já sabe o que é o inventário de estoque, o próximo passo é conhecer mais alguns aspectos desse tema. Um deles é a utilidade dessa prática.

Em resumo, ela é utilizada para assegurar que o controle de estoque da empresa esteja correto. Isso quer dizer que esse inventário irá verificar se a companhia realmente tem o estoque que julga ter.

Além de descobrir para que serve o inventário de estoque, é relevante saber como colocá-lo em prática. O primeiro a se fazer é escolher o momento adequado. Depois, com planejamento, levante dados e realize uma análise minuciosa das informações coletadas.

Por fim, faça a classificação dos produtos, a identificação da rotatividade do estoque e a definição da periodicidade do inventário. Assim, você vai estar preparado para saber o básico de como fazer o inventário de estoque.

Saiba como potencializar os resultados do inventário de estoque

O inventário de estoque faz parte de uma boa estratégia de gerenciamento desse local, que é onde as mercadorias são armazenadas. Para que essa área da empresa esteja devidamente organizada, é preciso ter uma atenção especial para o cadastro de materiais e produtos.

Dessa maneira, confira algumas dicas importantes para saber o que é indispensável no cadastro de produtos para organizar o estoque da empresa. Com essas atitudes, ficará mais fácil obter diversos benefícios com o seu inventário.

Metodologia para o cadastro de produtos

Um dos principais elementos necessários no cadastro de itens é a manutenção da ordem para a realização de cada fase do processo. Dessa maneira, assegura-se uma padronização para os dados cadastrais de mercadorias, diminuindo a ocorrência de erros.

Padronização da descrição

Já vimos rapidamente a importância dos padrões. Porém, é preciso reforçar que essa padronização também deve existir nas particularidades, características e categorias dos produtos.

Assim, os produtos podem ser cadastrados por níveis para facilitar o processo com algumas informações essenciais. Entre elas, estão peso, embalagem, código de barras, dados fiscais e fornecedores.

Por fim, é essencial que a descrição informada realmente faça sentido e funcione para especificar com precisão as características da mercadoria. Dessa forma, facilita-se a identificação no cadastro, e qualquer pessoa que consultar a descrição vai conseguir encontrar o item que está buscando.

Atualizações sempre que necessárias

Com o hábito de realizar atualizações constantes dos dados cadastrais do estoque, as informações ficam muito mais confiáveis. Portanto, não demore para cadastrar os produtos, mesmo que os dados pareçam simples. Dessa maneira, você não perde informações e evita equívocos em algum momento futuro.

Separação por palavras-chave e categorias

Numa pesquisa, nem sempre é uma tarefa fácil encontrar um item apenas pelo nome dele. Sendo assim, a separação de cada produto por categoria e a utilização de palavras-chave otimizam o processo.

Além disso, é possível classificar utilizando grupos com métodos mais sintéticos ou até mesmo mais analíticos. Uma das metodologias mais utilizadas para classificar materiais, é a UNSPSC, que possui quatro níveis de categorização, sendo elas: segmento, família, classe e mercadoria.

Utilização de tecnologia com um sistema eficiente

Com o papel fundamental que a tecnologia desempenha atualmente na gestão das empresas, é necessário que ela também esteja presente no setor de estoque com o cadastro de produtos. Por isso, um bom software faz a diferença para evitar a ocorrência de erros e trazer resultados concretos para o negócio.

Inventários periódicos

Aqui, fica ainda mais evidente a importância do inventário de estoque para um cadastro organizado dessa parte tão relevante para as empresas. A constância de realizações de inventários varia de acordo com a realidade do seu negócio, porém é essencial que ela seja feita com frequência.

Veja como a Klassmatt pode ajudar o seu inventário a ficar ainda melhor!

Uma multiplicidade de cadastros pode resultar em um nível de inventário de estoque elevado, causando impactos nos custos da companhia. Para evitar que problemas como esse ocorram, é preciso contar com saneamento de cadastros e governança de dados eficazes realizados por uma empresa especializada.

A Klassmatt é referência nestes segmentos na América Latina, atuando para médias e grandes empresas. No serviço de saneamento, é realizada a limpeza, organização e padronização da base de dados. Já na governança, ocorre a manutenção dessa organização e a padronização e o controle dos dados futuros.

Conte com a tecnologia da Klassmatt para fortalecer o seu negócio!

Com integração a todos os ERPs do mercado, a Plataforma Klassmatt também tem outras facilidades, como ser totalmente online, multi-idiomas e contar com uma interface amigável. Solicite agora mesmo o atendimento de um consultor especializado e comece a desfrutar dessa tecnologia única.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Foto Jivo

Marcieli Vaz

Online

Olá, Como posso ajudar?