+55 51 3093.7200

Governança de Cadastros ajuda no fechamento dos materiais

A governança de cadastros de materiais é o processo de padrão descritivo a classificação e descrição dos itens que tem no estoque de uma empresa. Respeitando padrões e legislações, como o NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul). As principais vantagens desse tipo de medida está o fechamento de itens, ou seja, ela acompanha todo o ciclo da cadeia de fornecimento. Sendo útil desde a compra de um novo lote de produtos até o momento da venda final para os pontos de venda. 

Conhecimento acerca do produto 

O padrão descritivo tem essa atuação no fechamento de materiais, porque permite que o empresário conheça melhor a seu produto. A classificação padronizada reúne as principais características do produto para que ele possa ter a comercialização. Como por exemplo, as dimensões, material de fabricação. Cores, unidades de medida e, é claro, a classificação fiscal, que vai garantir que a empresa esteja em dia com nos tributos com o Fisco. 

Por meio da governança, portanto, a empresa (ou os setores responsáveis, no caso de empresas de grande porte). Sabem exatamente qual é a condição do estoque, qual item precisa comprar e quais lotes precisam ser distribuídos para os pontos de venda. Ou seja: fecha a cadeia de fornecimento e abastecimento e ainda tem a certeza de que está cumprindo com suas obrigações fiscais e de tributos. 

O NCM é tem uso desde 1995 e uma exigência do Governo Federal, para que a natureza de mercadorias que circulam no Brasil seja identificada. Por isso, qualquer produto, importado ou comprado do Brasil, precisa ter o código NCM na nota fiscal. Evitando que ela seja rejeitada e que sejam aplicadas penas por causa disso. 

Como implementar uma governança de cadastros na minha empresa?

Muitos empresas que ainda não usam nenhum método de padrão descritivo de materiais têm dúvidas sobre como fazer uma estratégia como essa. E, realmente, esse processo inicial tem sua dose de complexidade, em especial para quem não tem domínio das normas que tem por trás dos códigos. Por exemplo: o NCM é um código numérico de 8 dígitos, e cada um deles é sobre alguma característica da mercadoria. Se um desses números estiver errado, toda a classificação vai por água abaixo. 

Por isso, a estratégia mais inteligente é investir em uma empresa especializada em governança e saneamento de cadastros. Que tenha uma plataforma automática para esse fim e que garanta todo o suporte necessário. Isso vai assegurar que a transição do seu negócio para que o padrão descritivo de materiais aconteça de forma mais tranquila para todos os envolvidos. 

É, basicamente, impossível uma empresa ter sucesso sem um controle preciso e exato das suas mercadorias. O estoque é um tesouro, a razão de ser de um negócio que trabalhe com vendas. Por isso, ao buscar saídas para melhorar a sua governança de cadastros, saiba que você está investindo no seu próprio crescimento e consolidação no mercado. 

Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa nessas estratégias

admin_12

klassmatt

A Klassmatt é uma empresa especializada em saneamento, governança de cadastros de Dados Mestres e Big Data, com 23 anos de experiência, possui clientes em mais de 35 países e desenvolveu a plataforma mais avançada e robusta do mercado na área de governança e padronização de cadastros de materiais, serviços, clientes e fornecedores, a plataforma Klassmatt®. Oferecemos soluções para saneamento de dados referente as descrições, padronização, higienização, enriquecimento de materiais, serviços, clientes e fornecedores, atuamos com classificação fiscal de NCM, NBS, CEST, LC 116, tradução para diversos idiomas, categorização UNSPSC e adição de mídias, tudo de acordo com os mais altos níveis cerificações nacionais e internacionais.

Você pode gostar

NBS

O que é NBS?

Antes de tudo, NBS é a nomenclatura brasileira para serviços e outras atividades que geram mudanças nos bens.

O que é Gestão Master Data (MDM ou Gestão de Dados Mestres)

O que é Gestão Master Data? (MDM)

Antes de tudo, para entender bem a gestão de dados mestre (MDM). Primeiramente temos que definir e explicar o que são dados mestre e diferenciar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.