Klassmatt

Gestão tributária para compradores e seus impactos

Reclamar sobre os impostos é uma tradição brasileira, e não é sem motivo — afinal, nós temos uma das maiores cargas tributárias do mundo.

Klassmatt

Líder na América Latina em Saneamento, Governança e Big Data de Dados Mestres

plataforma klassmatt bg secao home 1 1

Navegue

Reclamar sobre os impostos é uma tradição brasileira, e não é sem motivo, afinal, nós temos um dos tributos mais caros do mundo dificultando a gestão tributária. Os impostos trazem uma desvantagem para as empresas ao reduzir seus lucros e reduzirem a capacidade de investimento e o fluxo de caixa. 

No entanto, empresas inteligentes têm buscado por formas de diminuir o número de impostos. Especialmente aqueles que tem a ver com às compras de matérias-primas, itens e na compra de produtos feitos de origem nacional ou importada. 

Com isso em mente, preparamos o artigo a seguir com as principais informações que você precisa saber sobre gestão de tributos para compradores. E o que esse tipo de iniciativa na rotina de administração das empresas causa. 

Confira! 

Decisões tributárias

As empresas tomam decisões todos os dias com o objetivo de aumentar seus lucros, o que inclui o gerenciar a carga dos tributos. Se houver um crédito fiscal disponível para desenvolver, por exemplo, abrir uma loja ou construir uma fábrica em um outro estado. Empresas que realizam gestão de impostos irão escolher essa opção ao invés de investir em uma região que tenha uma taxa de impostos maiores.  

As leis dos tributos causam grandes decisões, como em que país basear as operações, bem como decisões menores, como as decisões de compra. 

Qualquer indústria de transformação ou e-commerce que revende produtos finais, compra itens de outras empresas. E o tributo de produtos e serviços podem afetar a cadeia de entrega. Em outras palavras, o volume de impostos pode ser decisivo para a tomada de decisões da administração da empresa. Em especial a venda do produto do negócio, sejam ventiladores ou roupas de bebê. 

Economize em impostos!
Economize em impostos! Clique aqui.

Impactos nos cenários

Comprar com eficiência significa também comprar com calma. Para fins fiscais, as empresas precisam manter um controle cuidadoso de todas as despesas e itens comprados. Trabalhe de perto com o departamento contábil da empresa para manter registros em papel e eletrônicos de todas as suas compras. Treine todos os funcionários de seu setor com base no seu método específico de manutenção e arquivamento de registros. 

Outra questão importante da gestão de tributos que interfere na rotina das empresas tem relação com o planejamento de compras. Assim, quanto mais cedo as compras puderem ser feitas, melhor. Atribua um funcionário só ou um grupo de funcionários para regular tudo o que seu setor de compra e determinar o melhor momento para comprar novamente. Por exemplo, você e sua equipe podem decidir que um bom momento para comprar mobília nova para o escritório. É durante a Black Friday e se planejar para isso. 

Uma das suas principais funções de trabalho é o processar os pedidos de compra. No entanto, você também deve prestar atenção ao que está pedindo. Em algumas empresas, os vários setores da empresa podem solicitar compras grandes ou desnecessárias que você deve fazer.  

Então, é essencial gerir o departamento de compras com bom senso para evitar o pagamento de impostos desnecessários. Da escolha dos fornecedores à dos itens comprados — existem produtos que participam de incentivos fiscais. Enquanto outros refletem nos impostos cheios na mesma categoria — é preciso planejar com atenção cada detalhe. 

Enfim, gostaria de saber mais sobre esse assunto? Acesse o nosso site ou marque uma reunião com nossos especialistas.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Eduarda

Online

Olá, Como posso ajudar?