+55 51 3093.7200

Gerenciamento de dados mestres e sua importância

O gerenciamento de dados mestres são o registro chave nas empresas atuais. Por exemplo: clientes, fornecedores, materiais, etc.

MDM, Total Data Management, não é apenas mais um método simples, mas um conjunto de boas práticas de gestão, visando aumentar a eficiência na realização das atividades das empresas.

POR QUE DEVEMOS SABER SOBRE O GERENCIAMENTO DE DADOS MESTRES?

Antes de tudo, sem uma boa gestão geral dos dados, uma empresa tem dificuldade em ter novas aquisições e perde dinheiro por não ter um cadastro de clientes atualizado.

Os enormes volumes de dados podem ser parte da economia digital, mas ainda são difíceis de entender e estão levando as empresas a terem novas tecnologias e processos que lhes permitam melhorar suas ações.

Criar ou modificar o registro não é um fim, mas é um processo que se torna importante para chegar nos objetivos do negócio.

Uma organização moderna tem muitos novos solicitantes, além de muitos setores envolvidos no processo.

Portanto, para organizar todo esse processo, é importante que o centro de registro seja gerido pela norma geral do governo de dados, que é o MDM.

O QUE É MDM?

Assim, com a digitalização da economia, se tornou muito caro manter um registro central que funcione sem padrões claros e não cumpra as regras de gerencia dos dados mestres.

Um bom conjunto de dados ajuda a analisar e definir uma estratégia de negócios, para que os dados mais importantes sejam únicos, completos e firmes.

De acordo com a Wikipedia, o MDM inclui:

“Um conjunto de processos e instrumentos que identificam e gerenciam com frequência os dados gerais (ou seja, os que não mudam nunca) de uma organização. O MDM fornece processos para coletar, juntar, combinar, firmar, garantir a qualidade, manter e distribuir esses dados por toda a empresa para garantir o o controle na manutenção e uso dessas informações:

• Por causa de um erro do sistema ou treinamento, novos dados são colocados de jeito errado no registro, causando muitos problemas de operação.

•Alguns registros estão lentamente se tornando antigos devido à falta de um processo de que verifique a rotina.

• Os Número de entradas é muito grande, barrando o ajuste manual.

• Todos governos exigem uma série de ações para obter e organizar os dados, o que torna todo o processo mais complicado.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS PONTOS PARA INICIAR A GERENCIAMENTO DE DADOS MESTRES NA MINHA EMPRESA?

Para um bom gerenciamento de armazenamento, é necessário entender alguns aspectos básicos:

• O correto é a empresa participar ativamente na seleção do software MDM.

• A TI não é responsável pelos dados. Os dados são de responsabilidade da área de negócios.

• O ERP da sua empresa não deve ser sua principal fonte de dados mestres.

• Ao envolver todos os usuários e departamentos na definição dos processos. O ESG (governança ambiental, social e corporativa) está aqui, e o gestor geral de dados precisa repensar se seus processos estão se adaptando a essa nova realidade.

Para melhorar a governança, é importante automatizar os processos para garantir justiça e adequação aos parceiros comerciais e padronizar o registro de produtos.

Além disso, é importante que os dados mestres não sejam mais tratados como dados permanentes, ou seja, atualizados apenas em momentos específicos, por exemplo, quando um novo cliente é adicionado. Uma empresa moderna precisa garantir que suas soluções mantenham seus registros atualizados e com o mínimo de intervenção manual.

COMO ESCOLHER O SOFTWARE PARA MINHA CENTRAL DE REGISTRO?

A Central de Registros não deve ser um conjunto de pessoas com o objetivo de reduzir custos, mas sim uma ferramenta poderosa para garantir o cumprimento das operações e melhorar a qualidade dos dados gerais que suportam o processo de vendas e compras das organizações.

Assim, para estruturar sua central de cadastro, devemos, além de pessoas competentes, organizar os processos e selecionar o software adequado.

Então, o grande desafio com o gerenciamento de dados mestres total é que os atributos estão espalhados por toda a organização. Enfim, seja com dados estruturados em diferentes sistemas (ERP, CRM, etc.) ou com dados não estruturados (em documentos, emails, planilhas etc.). O software MDM deve permitir a criação dos mais diversos cenários de negócios e com o armazenamento de um número quase ilimitado de propriedades.

Portanto, um MDM estático que não consegue se conectar a outros aplicativos e só se tornará um fardo para a organização à medida que a qualidade dos dados se deteriorar com o tempo. O software deve fornecer:

•Seguro e bom desempenho.

• Ser de fácil manutenção e atualização.

• Fácil de aprender pelos funcionários.

•Programa com alta escalabilidade.

Pontos de Verificação de Aquisição do Sistema:

1. Diferentes cenários de negócios podem ser construídos sobre a plataforma MDM?

2. Você pode criar várias etapas com controle de perfil de acesso?

3. É possível testar o SLA (time frame) para cada cenário de negócio diferente?

4. Existe uma função de auditoria para localizar e identificar quem executou cada etapa?

5. Podemos adicionar mais regras de administração durante o registro?

6. Podemos criar dependências e empacotamento entre diferentes threads?

Enfim, Se você deseja conhecer um pouco mais sobre a Klassmatt, agende uma reunião com nossa equipe de especialistas.

Bons negócios!

admin_12

klassmatt

A Klassmatt é uma empresa especializada em saneamento, governança de cadastros de Dados Mestres e Big Data, com 23 anos de experiência, possui clientes em mais de 35 países e desenvolveu a plataforma mais avançada e robusta do mercado na área de governança e padronização de cadastros de materiais, serviços, clientes e fornecedores, a plataforma Klassmatt®. Oferecemos soluções para saneamento de dados referente as descrições, padronização, higienização, enriquecimento de materiais, serviços, clientes e fornecedores, atuamos com classificação fiscal de NCM, NBS, CEST, LC 116, tradução para diversos idiomas, categorização UNSPSC e adição de mídias, tudo de acordo com os mais altos níveis cerificações nacionais e internacionais.

Você pode gostar

NBS

O que é NBS?

Antes de tudo, NBS é a nomenclatura brasileira para serviços e outras atividades que geram mudanças nos bens.

O que é Gestão Master Data (MDM ou Gestão de Dados Mestres)

O que é Gestão Master Data? (MDM)

Antes de tudo, para entender bem a gestão de dados mestre (MDM). Primeiramente temos que definir e explicar o que são dados mestre e diferenciar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.