Primeiramente, o termo Master Data Management (MDM) é um conjunto de ações. Que mostra qual é a informação mais importante dentro da estratégia de dados de uma empresa. Depois de mostrar, cria uma única fonte, organiza e oferece os melhores processos de dados em questão e para esse gerencia que serve a Ferramenta MDM.
Ainda mais, em um mundo onde há uma necessidade cada vez maior de rapidez e acerto no trabalho com dados, o Master Data Management surge para solucionar o problema de empresas e profissionais Data Driven.
Se trata de um dos principais métodos para administrar, categorizar e centralizar as informações de maior importância. Não à toa, o MDM também é chamado de Gestão de Dados Mestres no Brasil.
Então esta gerencia envolve muitos outros aspectos da tecnologia e do trabalho com dados, da integração ao Data Quality.
De um jeito resumido, podemos destacar que a Gestão de Dados Mestres ideal apresenta:
- visão unificada dos dados;
- organização, categorização e centralização em alto nível;
- ampla visão sobre relacionamentos comerciais;
- redução de custos para o tratamento de dados.
Uma vez aplicado, a Ferramenta Master Data Management possibilita um entendimento mais simples e ágil das informações mais importantes para uma empresa.
Sejam eles dados sobre produtos vendidos pela empresa ou mesmo informações sobre os clientes. Entre diversos outros, cabe aos gestores verem quais são os dados críticos, e entram no conceito de MDM.
A unificação permite que os dados coletados de diferentes fontes sejam compilados do jeito correto, evitando conflito e duplicidade.
Quando falamos de operações específicas, como vendas e marketing, por exemplo, medir com mais precisão os resultados é uma tarefa muito mais fácil.
Então tudo isso acaba em um fluxo de trabalho otimizado e aprimorado, mas o que torna o MDM tão importante?
Qual a importância da Gestão de Dados Mestres?
Primeiramente, a demanda que cresce por uma coleta eficiente de dados vai de encontro com líderes. Os C-Level em busca de base para a tomada de decisões na empresa.
Uma base de dados certa faz as escolhas serem mais corretas. Isso é o que os gestores das principais empresas, buscam atualmente.
O conceito de Master Data Management, junto a Governança de Dados, entrega exatamente o que todos querem: informações corretas e relevantes, organizadas da melhor maneira possível.
Um dos principais facilitadores da gerência de dados mestres é o uso de ferramentas de MDM.
Além de simplificar a análise, proporciona redução de tempo nas análises, mais organização e segurança, uma vez que tudo acontece automatizadamente.
Os relatórios fornecidos pela Ferramenta MDM ainda ajudam a verificar problemas na qualidade dos dados.
MDM e a gestão de riscos
Enfim, esse tópico vale uma atenção redobrada. Ao utilizar dados para análises e tomadas de decisão, é preciso contar com informações que sejam confiáveis.
O conceito de MDM vê uma melhora significativa nesse quesito. Isso acontece porque assegura que as equipes que têm contato com os processos tenham acesso a dados precisos na ferramenta.
Assim, é possível ter mais clareza sobre medidas a serem tomadas em determinadas situações, minimizando os impactos destes riscos.
As vantagens e benefícios do Master Data Management
Equipes responsáveis por lidar com os dados corporativos numa empresa enfrentam diversos desafios.
Sobreposição de dados, duplicidade e falta de padrão para os formatos, falhas ou erros na integração e movimentação e até mesmo a alta quantidade de tempo gasto para corrigir tudo isso.
Ou seja, o trabalho que deve ser fácil quando há a presença da gestão de dados mestres.
Com uma boa implementação da Ferramenta Master Data Management, a companhia pode dar mais atenção às áreas mais importantes do negócio. Produto, vendas e logística, por exemplo, podem ser potencializados, uma vez que a gestão de dados se torna mais eficiente.
Portanto, se você deseja conhecer um pouco mais sobre a Klassmatt, agende uma reunião com nossa equipe de especialistas.