+55 51 3093.7200

Ferramenta MDM: entenda o conceito e como funciona

Primeiramente, o termo Master Data Management (MDM) é um conjunto de ações. Que mostra qual é a informação mais importante dentro da estratégia de dados de uma empresa. Depois de mostrar, cria uma única fonte, organiza e oferece os melhores processos de dados em questão e para esse gerencia que serve a Ferramenta MDM.

Ainda mais, em um mundo onde há uma necessidade cada vez maior de rapidez e acerto no trabalho com dados, o Master Data Management surge para solucionar o problema de empresas e profissionais Data Driven.

Se trata de um dos principais métodos para administrar, categorizar e centralizar as informações de maior importância. Não à toa, o MDM também é chamado de Gestão de Dados Mestres no Brasil.

Então esta gerencia envolve muitos outros aspectos da tecnologia e do trabalho com dados, da integração ao Data Quality.

De um jeito resumido, podemos destacar que a Gestão de Dados Mestres ideal apresenta:

  • visão unificada dos dados;
  • organização, categorização e centralização em alto nível;
  • ampla visão sobre relacionamentos comerciais;
  • redução de custos para o tratamento de dados.

Uma vez aplicado, a Ferramenta Master Data Management possibilita um entendimento mais simples e ágil das informações mais importantes para uma empresa.

Sejam eles dados sobre produtos vendidos pela empresa ou mesmo informações sobre os clientes. Entre diversos outros, cabe aos gestores verem quais são os dados críticos e que entram no conceito de MDM.

A unificação permite que os dados coletados de diferentes fontes sejam compilados do jeito correto, evitando conflitos e duplicidade.

Quando falamos de operações específicas, como vendas e marketing, por exemplo, medir com mais precisão os resultados passa a ser uma tarefa muito mais fácil.

Então tudo isso acaba em um fluxo de trabalho otimizado e aprimorado, mas o que torna o MDM tão importante?

Qual a importância da Gestão de Dados Mestres?

Primeiramente a demanda que cresce por uma coleta eficiente de dados vai de encontro com líderes. Os C-Level em busca de base para a tomada de decisões dentro da empresa.

Uma base de dados certa faz as escolhas serem mais corretas. Isso é o que os gestores das principais empresas, buscam atualmente.

O conceito de Master Data Management, junto a Governança de Dados, entrega exatamente o que todos querem: informações corretas e relevantes organizadas da melhor maneira possível.

Um dos principais facilitadores da gerencia de dados mestres é o uso de ferramentas de MDM.

Além de simplificar a análise, proporciona redução de tempo nas análises, mais organização e segurança, uma vez que tudo acontece de forma automatizada.

Os relatórios fornecidos pela Ferramenta MDM ainda ajudam a verificar problemas na qualidade dos dados.

MDM e a gestão de riscos

Enfim, esse tópico vale uma atenção redobrada. Ao utilizar dados para análises e tomadas de decisão, é preciso contar com informações que sejam confiáveis.


O conceito de MDM vê uma melhora significativa nesse quesito. Isso acontece porque assegura que as equipes que têm contato com os processos tenham acesso a dados precisos na ferramenta.


Assim, é possível ter mais clareza sobre medidas a serem tomadas em determinadas situações, minimizando os impactos destes riscos.

As vantagens e benefícios do Master Data Management

Equipes responsáveis por lidar com os dados corporativos dentro de uma empresa enfrentam diversos desafios.

Sobreposição de dadosduplicidade e falta de padrão para os formatos, falhas ou erros na integração e movimentação e até mesmo a alta quantidade de tempo gasto para corrigir tudo isso.

Ou seja, o trabalho que deve ser fácil quando há a presença da gestão de dados mestres.

Com uma boa implementação da Ferramenta Master Data Management, a companhia pode dar mais atenção às áreas mais importantes do negócio. Produto, vendas e logística, por exemplo, podem ser potencializados, uma vez que a gestão de dados se torna mais eficiente.

Portanto, se você deseja conhecer um pouco mais sobre a Klassmatt, agende uma reunião com nossa equipe de especialistas.

admin_12

klassmatt

A Klassmatt é uma empresa especializada em saneamento, governança de cadastros de Dados Mestres e Big Data, com 23 anos de experiência, possui clientes em mais de 35 países e desenvolveu a plataforma mais avançada e robusta do mercado na área de governança e padronização de cadastros de materiais, serviços, clientes e fornecedores, a plataforma Klassmatt®. Oferecemos soluções para saneamento de dados referente as descrições, padronização, higienização, enriquecimento de materiais, serviços, clientes e fornecedores, atuamos com classificação fiscal de NCM, NBS, CEST, LC 116, tradução para diversos idiomas, categorização UNSPSC e adição de mídias, tudo de acordo com os mais altos níveis cerificações nacionais e internacionais.

Você pode gostar

NBS

O que é NBS?

Antes de tudo, NBS é a nomenclatura brasileira para serviços e outras atividades que geram mudanças nos bens.

O que é Gestão Master Data (MDM ou Gestão de Dados Mestres)

O que é Gestão Master Data? (MDM)

Antes de tudo, para entender bem a gestão de dados mestre (MDM). Primeiramente temos que definir e explicar o que são dados mestre e diferenciar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.