Klassmatt

Ferramenta de Compliance Fiscal: Saiba mais!

Como manter sua empresa em dia com impostos e multas? Sim... nem sempre é fácil manter tudo organizado. Afinal, são muitos documentos e obrigações, certo?

Klassmatt

Líder na América Latina em Saneamento, Governança e Big Data de Dados Mestres

Copia de CAPA BLOG TAMANHO CORRETO 5 1

Navegue

Como manter sua empresa em dia com impostos e multas? Sim. Nem sempre é fácil manter tudo organizado. Afinal, são muitos documentos e obrigações, certo? É por isso que faz sentido investir em uma ferramenta de compliance fiscal. Então, leia esse artigo até o final, vamos te dar dicas e dar a solução para você resolver esse problema!

Mais importante ainda, a tecnologia de uma ferramenta de compliance fiscal hoje pode ajudar nesse processo. Com a ajuda de um sistema de gestão empresarial (Enterprise Resource Planning – ERP), um gestor pode ter todos os dados de que precisa. Dessa forma, é possível melhorar a tomada de decisões, corrigir pequenos erros e monitorar tudo para ver se está de acordo com a legislação vigente. Tudo porque, com o ERP, a gestão:

  • Fluxo de caixa;
  • Inventário;
  • Cobrança;
  • Impostos;
  • inventário de mercadorias;
  • Gestão de ativos etc.

Uma vez que todos esses dados estejam compilados e disponíveis na ferramenta de compliance fiscal, é mais fácil manter as coisas organizadas. Saiba mais sobre compliance tributário e veja como o ERP pode desempenhar um papel nessa questão!

O que é conformidade fiscal?

A palavra vem do verbo “obedecer”, que significa “obedecer à norma” ou “obedecer”. Quando falamos em compliance tributário, devemos entender que este é um processo que ajuda as empresas a garantir que estejam em sintonia com a Receita Federal do Brasil (RFB).

Vale lembrar que o Brasil passa por dezenas de mudanças tributárias todos os anos. É responsabilidade da empresa acompanhar todas essas pessoas para evitar multas e garantir que funcione. Tudo isso só é possível se a instituição estiver pronta e tiver em mãos os dados necessários para concluir todos os procedimentos necessários dentro dos prazos estipulados.

Como fazer isso? Hoje, a melhor forma de obter os dados necessários para um fácil acesso é por meio da tecnologia. É nesse ponto que o ERP se torna útil para o compliance tributário de uma empresa.

Como a Ferramenta de compliance fiscal facilita a conformidade fiscal?

Toda empresa possui uma enorme quantidade de dados, cada um gerado por um departamento específico. Um departamento lida com contratos com a empresa, outro seleciona novos funcionários e assim por diante.

O problema é que, quando cada departamento armazena seus próprios dados, então sempre que alguém precisar, ele tem que solicitar e esperar o retorno do responsável. Isso torna o processo mais demorado e pode levar a prazos perdidos do IRS.

Reduza seus custos com a Klassmatt!
Reduza seus custos com a Klassmatt! Clique aqui.

Quando uma empresa investe em um sistema de gestão eficiente, o ERP, ela tem uma ferramenta para gerenciar e coletar informações para que todas as informações estejam disponíveis, quase em tempo real.

Além disso, o ERP pode automatizar e controlar os processos fiscais.

Dessa forma, as informações podem ser verificadas e os cálculos corretos são obtidos, com tempo para entregar tudo ao IRS. Isso é possível porque o responsável pelo trabalho pode acessar tudo o que precisa com apenas alguns cliques. Ela acessa o sistema, analisa os registros e realiza os procedimentos necessários.

Portanto, podemos destacar as vantagens do ERP para o compliance tributário:

  • Processos de integração;
  • Mais flexibilidade na consulta de dados;
  • Recebimento automático de documentos fiscais;
  • O cruzamento de informações é automatizado;
  • Prevenir erros e melhorar o desempenho da equipe.

Então se você gostou deste conteúdo e quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe de especialistas.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Eduarda

Online

Olá, Como posso ajudar?