+55 51 3093.7200

Estoque de mercadorias: 5 passos para evitar incoerências

De todas as etapas presentes em um negócio, o controle do estoque é um dos principais pontos da estratégia. Feito de forma certa, ele permite que a empresa se desenvolva mais e ainda possa alcançar grandes resultados. Realizado de maneira errada, pode prejudicar todos os processos da empresa, causando até a falência do negócio. 

A parte boa é que tudo isso pode ser resolvido de forma prática. Hoje vamos te mostrar alguns erros que podem prejudicar o controle do seu estoque. Você vai perceber que são pequenas ações que podem fazer toda a diferença. 

5 passos para evitar erros no estoque de mercadorias

Existem alguns pontos que podem atrapalhar a gestão do estoque de itens. Confira abaixo as 5 etapas para realizar essa gerencia e veja como você pode fugir deles ao longo das suas atividades do dia a dia. 

  1. Tenha organização: um dos grandes problemas que tem a gestão de estoque é em relação à organização. Estabeleça padrões para fazer as atividades da melhor forma. Além disso, se lembre de não fazer tudo ao mesmo tempo. Isso pode atrapalhar o andamento dos seus processos. 
  2. Identifique de forma correta os itens: outra maneira de realizar uma gestão boa do estoque é criar uma identificação correta. Isso faz com que o material seja estocado de forma certa, evitando assim possíveis erros relacionados à má gestão dessa armazenagem. 
  3. Crie etapas: assim como falamos antes, é importante não realizar tudo ao mesmo tempo. Para isso, descubra o que mais leva tempo na hora de ser estocado. Evite misturar esses processos, pois isso pode ter uma duração maior do que o que você espera. Então tenha as etapas necessárias para realizar cada passo na gestão de estoque. Assim é possível, ainda, melhorar cada fase para que erros não aconteçam e atrapalhem a próxima fase.  
  4. Faça uma catalogação eficaz: um dos grandes segredos para realizar um bom estoque é fazer uma catalogação mais otimizada. Isso porque é possível identificar mais fácil as categorias e subcategorias relacionadas àquele item. 
  5. Faça uma gestão de tempo: cada material tem uma necessidade. Por isso, é importante fazer uma boa gestão do tempo. Os materiais que demoram mais tempo para serem usados devem ser colocados em estoque de uma só vez, para não atrapalhar o andamento do processo. 

A importância de uma boa gestão de estoque  

Todas as dicas apresentadas antes tem uso em qualquer tipo de negócio. Mas, em alguns casos, não é só isso que pode fazer a diferença na sua empresa. Existem consultorias e sistemas especializados que melhoram o processo de estoque de mercadorias. 

São sistemas feitos especialmente para atender às necessidades de qualquer empresa. Analise bem as opções e saiba como melhorar ainda mais essa gestão de estoque. Pesquise a reputação das empresas e os principais resultados envolvidos nisso. Veja também os clientes que já contrataram o serviço daquela empresa de gestão de estoque. Tudo isso pode te livrar de verdadeiros problemas. Além disso, se você quiser saber mais sobre esse tema ou outros assuntos relacionados a isso, fale com nossos especialistas.

admin_12

klassmatt

A Klassmatt é uma empresa especializada em saneamento, governança de cadastros de Dados Mestres e Big Data, com 23 anos de experiência, possui clientes em mais de 35 países e desenvolveu a plataforma mais avançada e robusta do mercado na área de governança e padronização de cadastros de materiais, serviços, clientes e fornecedores, a plataforma Klassmatt®. Oferecemos soluções para saneamento de dados referente as descrições, padronização, higienização, enriquecimento de materiais, serviços, clientes e fornecedores, atuamos com classificação fiscal de NCM, NBS, CEST, LC 116, tradução para diversos idiomas, categorização UNSPSC e adição de mídias, tudo de acordo com os mais altos níveis cerificações nacionais e internacionais.

Você pode gostar

NBS

O que é NBS?

Antes de tudo, NBS é a nomenclatura brasileira para serviços e outras atividades que geram mudanças nos bens.

O que é Gestão Master Data (MDM ou Gestão de Dados Mestres)

O que é Gestão Master Data? (MDM)

Antes de tudo, para entender bem a gestão de dados mestre (MDM). Primeiramente temos que definir e explicar o que são dados mestre e diferenciar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.