Klassmatt

Dados cadastrais: o papel da governança para garantir informações mais confiáveis

Klassmatt

Líder na América Latina em Saneamento, Governança e Big Data de Dados Mestres

Topo dados cadastrais ok

Navegue

Os dados cadastrais sobre produtos e materiais presentes no banco de dados são de suma importância para as empresas e os negócios que ela pretende firmar. Além disso, essas informações de valor também incluem dados sobre os serviços, clientes e fornecedores.

Como se sabe, os dados são ativos valiosos para as companhias. Portanto, é essencial realizar um cadastro de produtos e serviços adequado com metodologia e de maneira estratégica. Além disso, essas informações precisam ser gerenciadas para assegurar sua confiabilidade e atualização constante.

Qual é a relação entre a governança de dados mestres e o cadastro de materiais?

Os dois conceitos estão relacionados. Porém, para compreender bem o assunto, é preciso primeiro entender o que são dados mestres. De forma resumida, eles são considerados peças-chave, ou seja, informações relevantes para o negócio e que raramente sofrem alteração ao longo do tempo.

Pode-se afirmar ainda que eles são informações categorizadas de clientes, fornecedores, materiais e serviços, fazendo parte do cadastro de mercadorias. Devido à sua importância, a governança e gestão de dados devem atuar para assegurar informações confiáveis e de qualidade.

A ausência de gerenciamento de dados mestres pode ocasionar alguns problemas. Entre eles, estão redundâncias de informações, inconsistências de dados cadastrais, ineficiências dos processos de negócios e rápidas mudanças no modelo de negócios.

Saiba mais sobre a governança de cadastros

A governança de cadastros é responsável por definir boas práticas e padrões para
gerir o cadastro de materiais, serviços, clientes e abastecedores. Além de tornar o controle mais claro, ela assegura que todos os produtos serão corretamente cadastrados com a classe fiscal adequada.

Dessa maneira, essa prática é fundamental para quem deseja ter dados cadastrais assertivos e eficientes. Para isso, contudo, é preciso escolher uma empresa com a experiência e tecnologia necessárias para auxiliar o seu negócio em todas as etapas do processo.

A Klassmatt oferece soluções que ajudam a resolver os desafios enfrentados pela ausência de governança de cadastros. Segundo estudos realizados, os pontos de melhoria mais recorrentes da área são falta de informações, erros fiscais, códigos genéricos e descrições incorretas ou em multiplicidade.

Benefícios da governança de cadastros

Os motivos para adotar a governança de dados cadastrais são variados, a começar pela maior assertividade nas requisições de compras. Também há eliminação total das multiplicidades, agilidade no SLA para cadastros novos, diminuição de custos no processo de compras e melhoria nas condições de preço e prazo com fornecedores.

Ganhe com a Klassmatt!
Ganhe com a Klassmatt! Clique aqui.

Como a Klassmatt pode ajudar nesse contexto?

A Klassmatt atua de maneira personalizada, utilizando a tecnologia para gestão e governança de cadastros de itens essenciais ao negócio das empresas. Tudo isso sem desrespeitar a criticidade de cada informação para a realidade de cada companhia. Assim, maximiza-se o retorno sobre o investimento efetuado.

Materiais

O cadastro dos materiais, assim como o dos produtos, faz parte do grupo gerido pela governança de cadastros. Aqui, são levados em conta alguns de seus aspectos, tais como material de fabricação, cor e tamanho.

Serviços

Serviços e contratações também são atendidos pela Klassmatt, pensando nas especificidades desse bem imaterial. Nesse caso, por exemplo, não há a necessidade do preenchimento de dados cadastrais a respeito de prazo de validade, como ocorre com os produtos.

Clientes

Além da descrição de serviços e materiais, atua-se também com o cadastro de clientes, coletando e centralizando informações. Sem dúvidas, é uma ótima estratégia de negócios, essencial para o crescimento da empresa.

Fornecedores

Também conhecidos como abastecedores, o cadastro deles faz parte da governança. Aqui, é realizado um controle com a inserção de todos os fornecedores – sejam eles pessoas físicas ou jurídicas – que oferecem algum tipo de produto ou serviço para o negócio. Assim, facilita-se o processo de negociação e gestão.

Como implementar a governança de cadastros na sua empresa?

A maneira mais inteligente de implementar a governança de cadastros numa companhia é investindo num serviço especializado prestado por uma empresa referência em saneamento de cadastros e governança de dados. A Klassmatt tem uma plataforma desenvolvida para essa finalidade com o suporte necessário.

Assim, a implementação ocorrerá de maneira mais tranquila, e o investimento realizado será no crescimento e na consolidação do seu negócio no mercado. Isso porque há um compromisso com a qualidade do serviço prestado e com o resultado.

Organize os seus dados cadastrais com o saneamento de cadastros da Klassmatt!

O saneamento de dados cadastrais pode ser de grande ajuda para quem busca padronizar informações, trazendo maior segurança e controle de estoque. Na Klassmatt, antes de iniciar o saneamento, é feita uma reunião de alinhamento técnico para compreensão das expectativas da companhia.

Em seguida, é feita uma prova de conceito para mostrar qual será o resultado no final do saneamento. Viu como o processo é simples? Então, solicite uma reunião com um de nossos especialistas. Eles irão ajudar você na definição do melhor caminho a ser seguido, levando em conta o investimento e retorno do projeto.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Eduarda

Online

Olá, Como posso ajudar?