Contate-nos: contato@klassmatt.com | +55 51 3093.7200

Compras: O papel do departamento na cadeia de valor

Se formos pensar nas áreas que mais se destacam, o departamento de compras sem dúvidas é o mais relevante para um negócio. Através do mesmo é possível definir as reais necessidades da empresa, assim como selecionar assertivamente os fornecedores e encontrar preços mais atrativos. É ainda responsável por firmar contratos, desenvolver ordens de compra, assim como a confirmação de pagamento. 

Com isso, as organizações estão utilizando o setor de compras como uma estratégia competitiva, valorizando ainda mais a função. Esta mudança na maneira como os negócios enxergam o setor de compras ocorreu por diversos motivos. E um dos principais é em relação ao avanço da tecnologia.  

Com isso, as funções que inicialmente eram feitas pelo setor de compras em uma cadeira de valor se tornaram ainda mais assertivas. O que antes era voltado a coordenar o fluxo de suprimentos, ganhou mais importância e atenção das empresas

Podemos observar ainda a capacidade de negociação, que permite assim que melhor condição faça de comum acordo entre fornecedores e a empresa. Há a preocupação com a qualidade, uma vez que materiais de confiança produzem melhor os insumos criados. O setor de compras deve estar sempre alinhado com os objetivos estratégicos do negócio, uma vez que depende muito disso para ter um bom desempenho. 

O setor de compras faz parte ainda do processo de logística, permite assim que os recursos tenham a disposição de maneira organizada. Isso facilita a tomada de decisões, tornando mais rápida e assertiva. Como consequência, reflete nos clientes internos e externos. Os mesmos terão um atendimento melhor, aumentando os resultados e a competitividade no mercado. 

O que é Cadeia de valor

É nisso que entra a Cadeia de valor, um conjunto de atividades desenvolvidas pela empresa para gerar valor para os clientes. Um dos princípios corresponde à maneira como as funções presentes na cadeia afetam diretamente nos custos e os lucros. E deve estar pensando: como o setor de compras se relaciona diretamente com a cadeia de valor?  

Para começar, o setor de compras e aquisição faz parte da cadeia de valor. Então se pode ter uma ampla aplicação dos conceitos de ambos para gerar valor no resultado do processo. Podemos encontrar formas de melhorar o produto desenvolvido apenas mudando o fornecedor de embalagem, por exemplo. 

Há ainda a oportunidade de ter um processo mais rápido ao priorizar uma matéria-prima mais fácil de ser trabalhada. Menos tempo de produção é mais rapidez do produto chegar ao cliente. São atos simples que se tornam fundamentais para um bom desempenho geral de um negócio. 

Como unir o setor de compras com a Cadeia de valor?

Para utilizar ambos na sua empresa, vale a pena compreender profundamente cada conceito e sempre focar neles para ter um bom resultado. Isso não é tão simples, pois exige um conhecimento constante e atualizado dos hábitos e do comportamento do consumidor. Mas traz muitos resultados positivos, não só em mais vendas como também a fidelização de clientes. 

Então mantenha isso no seu planejamento e aplique constantemente na sua empresa. E se desejar compreender mais sobre isso, marque uma reunião com nossos especialistas.

Klassmatt

A Klassmatt é uma empresa especializada em saneamento, governança de cadastros de Dados Mestres e Big Data, com 23 anos de experiência, possui clientes em mais de 35 países e desenvolveu a plataforma mais avançada e robusta do mercado na área de governança e padronização de cadastros de materiais, serviços, clientes e fornecedores, a plataforma Klassmatt®. Oferecemos soluções para saneamento de dados referente as descrições, padronização, higienização, enriquecimento de materiais, serviços, clientes e fornecedores, atuamos com classificação fiscal de NCM, NBS, CEST, LC 116, tradução para diversos idiomas, categorização UNSPSC e adição de mídias, tudo de acordo com os mais altos níveis cerificações nacionais e internacionais.

Você pode gostar

Dados mestres

O que são Dados Mestres

A receita da líder no mercado de software e serviços para gestão de dados mestres cresceu 5 vezes nos últimos 4 anos. No período foram 30 novos clientes, como Bayer, Tigre, Equatorial Energia, Braskem, OZ Mineração e Dana Corporation, entre outras empresas de grande porte.

KLASSMATT cresce 30% no 1º semestre de 2022

A receita da líder no mercado de software e serviços para gestão de dados mestres cresceu 5 vezes nos últimos 4 anos. No período foram 30 novos clientes, como Bayer, Tigre, Equatorial Energia, Braskem, OZ Mineração e Dana Corporation, entre outras empresas de grande porte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *