O setor de compras representa a maior parte dos gastos de uma empresa, de maneira que é necessário mantê-lo totalmente sob controle para evitar desperdícios. Muitos gestores têm dificuldade nesse setor por representar um grande fluxo de informações e produtos circulando dentro da empresa, tornando essa função ainda mais desgastante.
Para ajudá-lo a resolver esse problema, elaboramos um pequeno guia com 5 dicas de como reduzir os custos no setor de compras da sua empresa. Confira e implemente-as agora mesmo para garantir os melhores resultados.
1. Planeje-se e organize-se
A primeira etapa para reduzir custos em qualquer setor é o planejamento. Você precisa se organizar antes de investir seu tempo e o seu dinheiro em uma estratégia para otimizar o setor de compras. Faça um inventário de soluções. Você conta com softwares que podem ajudá-lo nessa tarefa? Quantos funcionários podem ser mobilizados para contar e conferir o estoque? Quais ações a empresa já moveu para organizar o seu setor de compras?
Depois, parta para a ação. Conte todos os itens, avalie dados históricos para compreender quais produtos possuem mais rotatividade, quais levaram mais tempo para serem vendidos e qual é o custo médio para manter esse ambiente, além de avaliar os lucros obtidos.
Após isso, você estará pronto para efetivamente reduzir custos.
2. Registre todo o estoque
Antes era muito difícil manter controle de um estoque, e isso só piorava conforme a empresa crescia. Eram pilhas de papéis de registros e tudo era feito manualmente, gerando grandes desvios de mercadoria e prejuízos.
Hoje em dia, com a tecnologia, tudo pode ser registrado, catalogado e rastreado por toda a vida útil do produto. É exatamente isso que você fará. Em um primeiro momento, tomará um bom tempo, mas quando essa técnica já fizer parte da rotina, bastarão alguns segundos.
Registre todos os produtos, sua descrição, suas características físicas, preço de custo, preço de venda, e até validade (se você trabalha com perecíveis). Assim, você terá nas pontas dos dedos todas as informações sobre o estoque, sabendo exatamente o momento de fazer pedidos e quando é necessário segurar o orçamento.
3. Procure por gastos indevidos
Gastos indevidos, quando se fala em estoque, são os pedidos duplicados, cadastros incorretos, desvio de mercadoria, preço de venda abaixo do ideal. Enfim, inúmeras variáveis, e você deve prestar atenção em todas elas.
Periodicamente, oriente uma equipe a conferir o estoque e garantir que todas as práticas internas da empresa estejam sendo cumpridas. Só assim você evitará prejuízos nesse setor tão essencial.
Lembre-se: se o setor de compras é mal gerido, todos os outros departamentos sofrerão as consequências, pois é onde a fonte de renda está.
4. Pesquise as melhores alternativas
É comum que empresas trabalhem sempre com os mesmos fornecedores após muito tempo no mercado, e isso não está errado. É essencial comprar de marcas que você confia para evitar problemas no futuro. No entanto, é necessária renovação constante.
Sempre pesquise, busque e invista em novos fornecedores. Às vezes você pode até encontrar um que ofereça matéria-prima de maior qualidade a um menor preço, e essa é uma grande maneira de reduzir custos.
5. Conte com ajuda profissional
Os gestores têm milhares de atribuições, e todas elas são igualmente importantes. No entanto, o setor de compras é uma das áreas que irá exigir mais tempo e esforços, podendo prejudicar os outros departamentos da empresa.
Para que você possa cuidar do setor de compras da sua empresa sem deixar de lado as outras áreas, conte com a ajuda de uma consultoria com anos de experiência no mercado. Nós contamos com soluções inovadoras que otimizarão a sua gestão e irão alavancar a produtividade através de uma administração eficiente desse setor.
Com a nossa Governança de Cadastros de materiais e serviços irá anular quaisquer retrabalhados operacionais vindos de itens duplicados ou errados no seu ERP, tornando suas compras mais assertivas e estoque com produtos identificados.
Para mais informações, entre em contato ou acesse nosso site.
Uma resposta
Ótimas dicas!