+55 51 3093.7200

Como realizar o cadastro de produtos e serviços?

Você já parou para pensar que cadastro de produtos serviços é muito importante para a sua empresa e para os negócios que você quer ter?

De maneira geral, esse cadastro de produtos é em um arquivo ou banco de dados que tem todas as informações prováveis e de valor da empresa. Como dados de clientes, fornecedores, materiais e serviços e todos os outros dados possíveis que sua empresa possa ter.

Assim, é podemos dizer que o cadastro de produtos se destaca como um herança das empresas.

Nesse sentido, o cadastro de serviços tem grande importância e se torna uma necessidade muito grande para as empresas que querem crescer com dados monitorados.

Uma vez que se permite melhorar as pesquisas e confirmar informações com rapidez , capacidade e segurança.

Para que essas funções sejam tenham uso certo e bom, é necessário o padrão do cadastro de serviços, dessa forma os dados vão estar sempre com os cadastros atuais.

O que é a PDM?


A Padronização Descritiva de Materiais e Serviços (PDM) é um método que facilita o saneamento do cadastro de materiais e serviços das empresas, deixando sua base de cadastros mais limpa e sem erros de itens duplos.

A partir dele, é possível fazer regras e processos para dar nomes e dar características para os serviços e materiais feitos na empresa.

Ou seja, a PDM faz com que se faça uma governança de cadastros.

De maneira que a consulta dos serviços oferecidos pela empresa seja disponível de maneira fácil, prática e de uma forma padrão para todos os funcionários possam fazer a consulta a qualquer hora e de forma fácil.

Assim sendo, podemos mostrar a importância da utilização da PDM com alguns exemplos que te mostramos abaixo para que você possa entender melhor a PDM:

•Deixar o entendimento mais fácil e claro, para os clientes e fornecedores, sobre os serviços e produtos que a empresa fornece;
• Permitir o controle igual dos serviços para que nenhum erro passe sem ser visto pelos gestores;
•Definir a revisão e a administração central do cadastro de serviços que a empresa presta para os clientes;
• Deixar mais fácil a pesquisa rápida dos itens do cadastro de produtos e deixar mais fácil o acesso dos usuários a pesquisa dos cadastros;
• Diminuir as descrições comuns e descrições de duplos de itens, diminuindo os erros na hora da pesquisa nos cadastros das empresas que usam a PDM.

Dessa forma, para que a PDM seja plicada de maneira fácil na ação do cadastro de serviços, são necessários alguns processos.

Para que você entenda melhor, vamos te apresentar melhor o método PDM. Confira a seguir!

1. Análise do banco de cadastros de serviços


Nesse primeiro momento, é preciso verificar se os dados estão dispostos no cadastro de serviço da empresa, antes de tomar qualquer ação.

Com o objetivo de ver se os dados a disposição estão atualizados e se é necessário complementar algumas informações, para que não existam espaços em branco no banco de cadastro de serviços.

Nesta fase, é fundamental tirar as falhas e os conflitos vistos na base de dados para não ter nenhum problema na gestão.

Por isso, é importante que esta tarefa seja feita por profissionais. Pois, a partir da análise focada, é possível tirar informações técnicas sem necessidade e repetidas dos bancos de dados.

Dessa forma, este procedimento poderá garantir a produção de um cadastro bem mais objetivo, específico e mais fácil para os gestores da empresa entenderem e os outros também.

2.Organizar padrões de governança


Com as informações tidas na análise inicial, o próximo passo é fazer as critérios para a PDM, jutas com as necessidades da empresa que quer a PDM.

De tal forma que a PDM tenha juntos com os seus objetivos principais, facilitar a reunião e o armazenamento das informações apresentadas pela empresa.

Quanto mais simples e objetivo for para o comprador, menor será a chance dos erros acontecerem e menos erros ele vai poder cometer.

Assim, será possível unir a gestão dos serviços e materiais dados pela empresa. O que, por sua vez, irá permitir a êxito na governança do cadastro de serviços.

3.Elaborar as categorias dos serviços

Nessa fase, se deve colocar o processo de organização dos serviços e materiais para ser possível identificar e a categorizar.

No que se refere ao processo de categorizar, é importante que se faça uma hierarquia com estrutura. Para tal, devem poder se considerar as características de cada item em sua descrição.

Dessa forma, também pode se olhar questões relativas às despesas e estratégias de compras.

No caso de dificuldades para iniciar esta etapa, uma sugestão é começar pelos serviços mais pedidos ou com mais dificuldade para se entender.

Vale ressaltar que o processo de categorização pode ser baseado em um sistema já existente na empresa ou partir de um novo método criativo.

4.Criar a Padronização Descritiva de Materiais e Serviços

A elaboração da PDM tem como objetivo criar os termos adequados para cada material e serviços oferecidos pela empresa.

Neles, devem constar as atribuições e informações essenciais para a identificação correta e ágil dos elementos cadastrados.

Neste contexto, é importante o entender que cada instituição tem características e critérios próprios.

Assim sendo, os critérios estabelecidos para nomenclaturas no processo de padronização precisam ser registrados para que as informações não sejam esquecidas.

Por fim, uma dica importante para esta fase é realizar uma análise para comprovar a receptividade. A eficiência e a segurança do sistema de cadastros de serviços perante os clientes.

5. Importar dados ao ERP

Então, com base nos critérios estabelecidos para as nomenclaturas, os dados saneados são formatados e importados no Sistema de Informação Empresarial (ERP).

A integração do cadastro de produtos e serviços ao sistema ERP de gestão é realizado através de programas específicos. Tal medida é necessária para diminuir os riscos com a segurança das informações disponibilizadas.

Além disso, o processo automatizado de integração garante a redução de erros humanos no processo.

Assim, neste sentido, o uso de programa e aplicativos no processamento das informações de cadastro de serviços assegura o desempenho eficaz. Do gerenciamento e catalogação dos procedimentos.

Dessa forma, os gestores têm à sua disposição um sistema que auxilia na produtividade e segurança dos processos decisórios da empresa.

6. Entregar o manual de PDM

Por fim, o processo de cadastro de serviços é finalizado com a entrega do manual de PDM para a empresa.

Este material contém os critérios e especificações de PDM estabelecidos durante todo o processo metodológico, acrescido de tabelas acessórias.

Por sua vez, os conteúdos armazenados em relatórios, planilhas e tabelas podem ser acessados quando necessário pelos departamentos da empresa.

De tal forma que a visão prática e eficaz da classificação de serviços e produtos permita a melhor governança da base de dados.

Cadastro de serviços padronizado e integrado

Enfim, agora que você chegou até aqui, pode perceber a importância do cadastro de serviços para as empresas. E compreendeu a necessidade de padronizar e integrar ao ERP, o que garante benefícios para os diversos setores da organização.

Dentre eles, podemos citar:

•Redução de custos com funcionários;
• Economia no processo de aquisições.
•Racionalização dos itens em estoque.
• Competência analítica das necessidades de materiais e serviços;
•Auxílio em estratégias e fatores logísticos;
• Obtenção de informações que garantem a eficácia e produtividade na tomada de decisões.

Por isso, se você quer aprender mais sobre os processos de catalogação e padronização descritiva de materiais e serviços, não perca tempo!

Enfim, quer saber mais sobre esse assunto? Marque uma reunião com nossos Especialistas.

admin_12

klassmatt

A Klassmatt é uma empresa especializada em saneamento, governança de cadastros de Dados Mestres e Big Data, com 23 anos de experiência, possui clientes em mais de 35 países e desenvolveu a plataforma mais avançada e robusta do mercado na área de governança e padronização de cadastros de materiais, serviços, clientes e fornecedores, a plataforma Klassmatt®. Oferecemos soluções para saneamento de dados referente as descrições, padronização, higienização, enriquecimento de materiais, serviços, clientes e fornecedores, atuamos com classificação fiscal de NCM, NBS, CEST, LC 116, tradução para diversos idiomas, categorização UNSPSC e adição de mídias, tudo de acordo com os mais altos níveis cerificações nacionais e internacionais.

Você pode gostar

NBS

O que é NBS?

Antes de tudo, NBS é a nomenclatura brasileira para serviços e outras atividades que geram mudanças nos bens.

O que é Gestão Master Data (MDM ou Gestão de Dados Mestres)

O que é Gestão Master Data? (MDM)

Antes de tudo, para entender bem a gestão de dados mestre (MDM). Primeiramente temos que definir e explicar o que são dados mestre e diferenciar

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.