Klassmatt

Como cadastrar produtos no sistema: passo a passo

Klassmatt

Líder na América Latina em Saneamento, Governança e Big Data de Dados Mestres

topo KLA como cadastrar produtos no sistema blog

Navegue

O cadastro de mercadorias, quando realizado com foco e eficiência, gera inúmeras vantagens para a gestão do negócio de uma empresa. Base da operação de uma marca, é importante dominar essa prática e, principalmente, saber como cadastrar produtos no sistema de maneira assertiva.

Com uma base de dados ordenada, o cadastro de produtos fornece conhecimentos fundamentais para uma gestão estratégica com foco no crescimento. Algumas das vantagens que podemos citar são a rastreabilidade dos produtos, a quantificação do estoque, o prazo de validade das mercadorias e a conferência adequada da tributação.

Assim, garante-se mais rapidez na mudança de preços e maior proteção na tomada de decisão de compras. Outro ganho é a ausência de erros na catalogação, que podem ocasionar desperdícios e prejuízos ao negócio. Venha aprender como cadastrar produtos no sistema com o nosso passo a passo!

Como cadastrar produtos no sistema

Contar com um software moderno, simples e intuitivo pode fazer a diferença no seu cadastro de mercadorias. O KlassLite foi desenvolvido pela Klassmatt justamente para auxiliar pequenas, médias e grandes empresas a criarem uma padronização descritiva de materiais (PDM) para o próprio negócio.

O padrão descritivo promove um cadastro assertivo, facilitando o saneamento de cadastros de negócio. Além disso, ele deixa a base de cadastro do negócio mais limpa ao realizar uma classificação de produtos adequada, evitando itens duplicados e descrições incorretas.

Aprenda a utilizar essa ferramenta e como cadastrar produtos no sistema para reproduzir o mesmo processo na sua empresa. Assim, você otimiza o controle de estoque e de logística, facilitando a integração com sistemas externos e a atualização dos estoques em tempo real.

1º passo: download do software e apresentação da ferramenta

Após o preenchimento de um formulário simples e rápido, o usuário recebe de maneira gratuita um link via e-mail para baixar o KlassLite. Qualquer pessoa está habilitada a utilizar o programa, independentemente do nível de conhecimento técnico, já que o sistema de cadastro de produtos acompanha um vídeo explicativo.

A ferramenta possui seis telas diferentes. A primeira é a tela de cadastro de grupo, subgrupo e dados técnicos; a segunda, de cadastro de itens; e a terceira, de visualização de itens cadastrados. Essas três primeiras telas são as que exigem maior interação com o usuário no dia a dia.

Além dessas, há mais três telas com menos interação. Uma inicial de boas-vindas e de ativação do produto; outra de informação e reativação do produto; e a última com informações sobre parâmetros. Nessa última tela, é possível configurar e ajustar preferências e controle do software.

2º passo: desbloquear o arquivo

Após finalizar o download do software, o usuário precisa desbloquear o arquivo no computador, pois se trata de uma macro no Excel. Mas não se preocupe, porque essa ação é bem simples. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre o KlassLite, ir na opção “Propriedades”, clicar no flag “Desbloquear” e apertar “OK”.

3º passo: comece a cadastrar os seus produtos

Agora é só clicar duas vezes sobre o arquivo. A tela principal será exibida e você já poderá realizar o cadastro de itens, utilizando a padronização disponível de famílias, subfamílias e dados técnicos. Alguns dados já estão no sistema, mas se quiser adicionar novos, é totalmente possível.

Para isso, é só a pessoa clicar em “Cadastrar padrão” que ela será redirecionada para a tela específica. Um exemplo é a catalogação de parafuso, que diz respeito a uma família. A subfamília dele pode ser panela, cabeça escareada, lentilha, sextavado, entre outros.

Já os dados técnicos do parafuso podem se referir a uma série de características, como material, tratamento de superfície, dimensões, tipo de rosca e passo. As informações escolhidas e salvas irão aparecer posteriormente na descrição técnica e resumida dos produtos.

Com a padronização dos itens do ERP definidas, o usuário deve acessar novamente a tela de cadastro e preencher as informações de cada mercadoria. Depois que esse processo é finalizado, é possível verificar e gerar o código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul).

4º passo: consulta dos itens cadastrados e finalização do processo

O último passo para aprender como cadastrar produtos no sistema é a visualização dos produtos cadastrados. Na tela de consulta de itens, o usuário consegue consultar e pesquisar os registros no sistema. Ali, possível conferir as descrições completa e resumida, além do código NCM de cada item.

Essas informações também podem ser exportadas para um arquivo PDF, que será alojado no desktop do usuário. Nele, estarão contidos todos os produtos cadastrados no KlassLite.

Reduza seus custos com a Klassmatt!
Reduza seus custos com a Klassmatt! Clique aqui.

Faça a padronização dos seus produtos com o KlassLite e não perca mais tempo com descrições confusas!

Agora que você já domina a arte de como cadastrar produtos no sistema utilizando o KlassLite, o que acha de experimentar os benefícios na sua empresa? Além de ser totalmente gratuito, ele não exige a instalação de nenhum programa adicional.

Adote a metodologia que é sucesso nos principais negócios do Brasil com resultados comprovados. Para fazer o download do seu KlassLite, clique AQUI e conte com a nossa ajuda!

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Eduarda

Online

Olá, Como posso ajudar?