Aprenda como cadastrar materiais no sistema

Klassmatt

Líder na América Latina em Saneamento, Governança e Big Data de Dados Mestres

topo KLA como cadastrar produtos no sistema blog 1

Navegue

O cadastro de materiais é parte essencial de um negócio. Isso porque ele é crucial para atividades como gestão de estoque e compra e venda. No entanto, muitas empresas ainda não dominam a prática, principalmente com relação a como cadastrar materiais no sistema.

Dessa maneira, a falta de controle e desorganização na gestão de cadastro de materiais acabam sendo comuns nas companhias. Por esse motivo, é muito importante que as marcas saibam como realizar essa ação adequadamente. Continue a leitura e entenda melhor como cadastrar os itens no sistema!

Como o cadastro de materiais no sistema deve ser feito?

Um cadastro de materiais bem executado deve ser feito com atenção. Além disso, todas as normas adotadas devem ser observadas, pensando na experiência do consumidor e dos funcionários da marca. A precisão também deve ser uma regra, com a quantidade disponível dos itens em estoque e a organização dos pedidos.

O domínio da prática de como cadastrar materiais no sistema economiza dinheiro e tempo. Além disso, ela evita empecilhos maiores e garante uma gestão mais organizada e clara da entrada e saída dos materiais no estoque.

Utilize uma ferramenta para o cadastro de materiais

Contar com um software moderno, simples e intuitivo pode fazer a diferença no seu cadastro. Pensando nisso, a Klassmatt desenvolveu o KlassLite, uma ferramenta para auxiliar pequenas, médias e grandes empresas a criarem uma padronização descritiva de materiais (PDM) para o seu negócio.

Ao aprender a utilizar essa ferramenta e como cadastrar materiais no sistema, você poderá otimizar os processos de controle de estoque e de logística da sua empresa. Além disso, irá facilitar a integração com sistemas externos e simplificar a atualização dos estoques em tempo real.

O KlassLite possui seis telas diferentes. A primeira é a de cadastro de grupo, subgrupo e dados técnicos; a segunda, de cadastro de itens; e a terceira, de visualização de itens cadastrados. Essas três primeiras telas são as que exigem maior interação com o usuário no dia a dia.

Além dessas, há mais três telas com menos interação. Uma inicial de boas-vindas e de ativação do produto; outra de informação e reativação do produto; e a última, de informações sobre parâmetros. Nessa última tela, é possível configurar e ajustar as preferências e o controle do software.

Faça o cadastro com um padrão

O padrão descritivo de materiais facilita o saneamento de cadastros de negócio, promovendo um cadastro assertivo. Além disso, ele deixa a base de cadastro do negócio mais limpa ao realizar uma classificação de produtos adequada, evitando itens duplicados e descrições incorretas.

Na tela principal do KlassLite, é possível realizar o cadastro de materiais, utilizando a padronização disponível de famílias, subfamílias e dados técnicos. Alguns dados já estão no sistema, mas se quiser adicionar novos, é totalmente possível. Para isso, é só a pessoa clicar em “Cadastrar padrão” que ela será redirecionada para a tela específica.

Com a padronização dos itens definida, o usuário deverá acessar a tela de cadastro para preencher as informações de cada mercadoria. Depois que esse processo for finalizado, será possível verificar e gerar o código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul).

Análise regularmente o cadastro

O trabalho de revisão deve ser uma constante na prática de como cadastrar materiais no sistema. Periodicamente, é preciso consultar os itens cadastrados para identificar possíveis gargalos e otimizar o processo. A boa notícia é que, com a ajuda dos softwares, essa tarefa fica ainda mais fácil.

Na tela de consulta de itens, o usuário consegue ter acesso ao banco de dados do KlassLite, podendo visualizar e pesquisar os registros no sistema. Ali é possível conferir as descrições completa e resumida, além do código NCM de cada item.

Essas informações também podem ser exportadas para um arquivo PDF, que será salvo no desktop do usuário. Nele, estarão contidos todos os produtos cadastrados no software.

Coloque em prática

Independentemente do seu nível técnico, é possível fazer o saneamento de cadastro de materiais com o KlassLite. Para utilizá-lo, basta preencher um formulário simples e rápido. O usuário recebe gratuitamente um link via e-mail para baixar o software. Além da ferramenta ser superintuitiva, ela ainda acompanha um vídeo explicativo.

Após finalizar o download do software, o usuário precisa desbloquear o arquivo no computador, pois se trata de uma macro no Excel. Mas não se preocupe, porque essa ação é bem simples.

Basta clicar com o botão direito do mouse sobre o KlassLite, acessar a opção “Propriedades”, clicar no flag “Desbloquear” e apertar “OK”. O arquivo já está pronto para ser utilizado, é só clicar duas vezes nele.

Otimize os processos de controle de estoque e de logística da sua empresa!

Agora que você já sabe como cadastrar materiais no sistema de maneira assertiva, o que acha de ajudar a sua empresa a reduzir custos, tempo e erros comuns com uma padronização descritiva de mercadorias? Com o KlassLite, é possível fazer isso e muito mais de maneira totalmente gratuita.

Faça parte da metodologia que é sucesso nas principais empresas do país. Além de não exigir a instalação de nenhum programa complementar, os padrões criados com o software podem ser utilizados em qualquer sistema. Para fazer o download da ferramenta, basta clicar aqui.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Foto Jivo

Marcieli Vaz

Online

Olá, Como posso ajudar?