Você já conhece a Catalogação de materiais e serviços e como ela pode ser aplicada em sua empresa? Antes de mais nada, é um método comprovado que ajuda as empresas na redução de seus custos. A catalogação de materiais e serviços faz uma gestão mais rígida e precisa das demanda evitando problemas que podem ocorrer durante toda a cadeia de suprimentos, desde a compra, até a produção e, finalmente, o consumo final.
Por que investir na catalogação?
A cadeia de suprimentos precisa ser controlada de alguma forma, através da catalogação de materiais e serviços. Já que esse processo interage com todos os membros da equipe e os materiais que serão envolvidos no processo produtivo.
Por isso, as informações vistas nessa catalogação são vitais. Características como as descrições dos materiais e suas dimensões são fundamentais para o ciclo de vida de uma peça dentro da empresa. E também para o trabalho de outros funcionários.
Imagine a seguinte situação
Durante o processo produtivo, um funcionário precisa de um material específico, com o peso e medidas bem determinadas. Como o produto já foi feito diversas vezes, se sabe a quantidade de material necessária para a produção. Porém, se tiver um processo de catalogação errado, que pode acontecer por muitos motivos. No momento em que o funcionário precisar deste produto, pode ser que tenha uma falta. Como resultado, toda a produção terá impacto.
O oposto também não é o ideal. Catalogar “para mais”, ou seja, catalogar com sobra de materiais. É um grande desperdício, que também afeta a competitividade e produtividade da empresa. Recurso e tempo foram gastos na compra de um material, que poderiam ser melhor empregados de outra forma.
Outro problema da catalogação feita de maneira errada é no momento da própria compra. Sem uma padronização adequada no momento de catalogar os materiais, os organizando por atributos que são vitais a produção específica. Não haverá como realizar uma “fiscalização” na entrada dos mesmos. Resultando em uma cadeia de suprimentos que já pode estar comprometida com materiais de baixa qualidade.
Por isso, é fundamental também que os líderes estejam ligados ao processo de catalogação. É isso que vai ajudar sua empresa a garantir que os materiais se adequarão para o seu objetivo e para a satisfação dos clientes.
Para criar e implementar soluções que façam com que seu trabalho seja cada vez mais eficiente. É necessário estar sempre em busca de novos conceitos e novas tecnologias. Em resposta a essas necessidades a Klassmatt oferece soluções para diferentes situações envolvendo a catalogação de materiais e serviços.
Entenda a importância da Catalogação de Materiais e Serviços
É evidente que a catalogação de materiais e serviços pode ter um enorme efeito em todos os aspectos de uma empresa. Fazer uma gestão mais precisa nesta questão evita problemas que podem acontecer durante toda a cadeia de estoque. D compra, ao cliente final.
Em qualquer um destes problemas, falhas na catalogação podem significar perdas na competição no mercado, e até mesmo um certo prejuízo no lucro. A competição natural no mercado, vem crescendo cada vez mais. Leva as empresas a procurarem novos conceitos e novas tecnologias, para criar e implementar soluções. Que façam com que seu trabalho seja mais rápido. A catalogação de materiais e serviços é um deles.
O catálogo de materiais e serviços
Esse conceito quer tornar a organização de materiais e serviços mais eficiente. Durante a cadeia de produção. Existem muitas interações entre os materiais e os profissionais que lidam com ele. Além de com o próprio cliente, que dá sua opinião sobre a qualidade do material e do processo.
A cadeia de estoque precisa ser feita de alguma forma. Através da catalogação de materiais e serviços. Já se entende as interações com todos os funcionários da equipe e os materiais que serão envolvidos no processo de produção.
O controle do ciclo de vida de um material
Esse momento de compra é apenas o primeiro em que a catalogação se dá como vital para os materiais de uma empresa. Cada processo demanda materiais com características diferentes. De acordo com a sua necessidade. E é o processo de catalogação que garante que cada material está colocado no local certo de acordo com o objetivo de cada setor.
Então, é possível que ocorra a seguinte situação
Dois setores da empresa precisam de um mesmo material, porém, com características um pouco diferentes. É a catalogação que irá fazer com que cada setor tenha o material certo na quantidade adequada. Caso isso não ocorra, um pode usar acabar usando o material do outro. Fazendo com que surja um problema de produção em algum momento, por conta da falta do material.
O mesmo se aplica a serviços
Então, cada material está ligado a um, ou uma série, de serviços. Afinal, se não tiver um serviço para esse produto, não é preciso realizar a sua compra. A catalogação vai garantir que um serviço ou material nunca vai estar sem o seu complemento.
Porém, ao analisar e extrapolar este exemplo e este contexto para toda uma empresa fica claro que esse processo é um grande desafio. Então, são muitas interações e uma diversidade de materiais muito grandes com o qual uma empresa precisa lidar. Então, surge a necessidade não somente da catalogação, mas da descrição, codificação e classificação de todos eles.
Esse processo significa classificar cada material de maneira lógica, através de um processo que facilite a sua leitura.
Assim é preciso que os setores de compras, manutenção, produção e gerência tenham pleno conhecimento da natureza de cada material. Também é positivo, trazer essas informações para o cliente final.
É evidente que esse processo não é simples. O trabalho e o recurso gastos, tanto financeiro quanto de pessoal, é bem grande. Mas, esses recursos são investimentos que têm retornos muito positivos na economia durante as compras e também na otimização dos processos de produção.
Então em certos casos, a padronização é também uma forma de otimizar o uso de materiais. Catalogar desta forma pode significar uma diminuição na variação de materiais usados na produção, além de uma redução no estoque. Isso garante mais espaço nos almoxarifados.
A catalogação de materiais e serviços tem efeitos muito claros na produtividade da empresa e no controle de seus custos.
É reduzida uma série de custos, como os do armazenamento físico dos materiais, além da sua locomoção e distribuição. Por fim, existe a redução de recursos por conta de redução da vida útil do material ou serviço e a eliminação de redundâncias.
É por isso que a catalogação de materiais e serviços é tão importante para as empresas. Um fator que passa a ter cada vez mais peso para as decisões estratégicas. Então, se a padronização da catalogação se focar na compra de materiais com preço mais barato, é possível também economizar no processo de compras.
Por isso, é fundamental também que a liderança e os tomadores de decisão estejam intimamente ligados ao processo de catalogação.
Assim é isso que ajudará a garantir que os materiais irão se adequarão para o objetivo da empresa e para a satisfação dos clientes.
Portanto a catalogação é um conceito extremamente importante que tem se tornado cada vez mais vital para os processos de produção de diversas empresas. Por isso, se quiser saber mais sobre a evolução dos conceitos de catalogação de materiais e serviços, acesse nosso site.
E se quiser saber mais e ainda garantir ainda mais qualidade para o processo de produção na sua empresa, marque uma reunião com nossos Especialistas!