+55 51 3093.7200

Catalogação de materiais e serviços de forma eficiente

Já é comprovado que a catalogação de materiais e serviços pode ter um enorme efeito em todos os aspectos de uma empresa. Fazer uma gestão mais rígida e precisa dessa demanda evita problemas que podem ocorrer durante toda a cadeia de suprimentos, desde a aquisição, passando pelo o controle e a movimentação dentro da empresa, até a produção e, finalmente, o consumo final.

Por que investir na catalogação?

A cadeia de suprimentos precisa ser controlada de alguma forma, através da catalogação de materiais e serviços, já que estes compreendem as interações entre todos os membros da equipe e os materiais que serão envolvidos no processo produtivo.

Por isso, as informações constatadas nessa catalogação são vitais. Características como as descrições dos materiais e suas dimensões são fundamentais para o ciclo de vida de uma peça dentro da empresa, e também para o trabalho de outros funcionários.

Imagine a seguinte situação: durante o processo produtivo, um funcionário precisa de um material específico, com o peso e medidas bem determinadas. Como o produto já foi feito diversas vezes, é sabida a quantidade de material necessária para a produção. Porém, se houver um processo de catalogação equivocado, que pode acontecer por inúmeros motivos, no momento em que o funcionário precisar deste produto, pode ser que haja uma falta. Como resultado, toda a produção será comprometida.

O oposto também não é o ideal. Catalogar “para mais”, ou seja, catalogar de modo que haja uma sobra de material, é um grande desperdício, que também afeta a competitividade e produtividade da empresa. Recurso e tempo foram gastos na aquisição de um material, que poderiam ser melhor empregados de outra forma.

Outro problema da catalogação feita de maneira incorreta se dá no momento da própria compra. Sem uma padronização adequada no momento de catalogar os materiais, organizando-os por atributos que são vitais a produção específica, não haverá meios de realizar uma “fiscalização” na entrada dos mesmos, resultando em uma cadeia de suprimentos que já pode estar comprometida com materiais de baixa qualidade.

Por isso, é fundamental também que a liderança e os tomadores de decisão estejam intimamente ligados ao processo de catalogação. É isso que ajudará a garantir que os materiais irão ser adequados para o objetivo da empresa e para a satisfação dos clientes.

Para criar e implementar soluções que façam com que seu trabalho seja cada vez mais eficiente e positivo é necessário estar sempre em busca de novos conceitos e novas tecnologias. Em resposta a essas necessidades o Klassmatt oferece soluções para diferentes situações envolvendo a catalogação de materiais e serviços.

Se quiser saber mais sobre a evolução dos conceitos de catalogação de materiais e serviços, e garantir ainda mais qualidade para a produção na sua empresa, marque uma reunião com nossos Especialistas!

admin_12

klassmatt

A Klassmatt é uma empresa especializada em saneamento, governança de cadastros de Dados Mestres e Big Data, com 23 anos de experiência, possui clientes em mais de 35 países e desenvolveu a plataforma mais avançada e robusta do mercado na área de governança e padronização de cadastros de materiais, serviços, clientes e fornecedores, a plataforma Klassmatt®. Oferecemos soluções para saneamento de dados referente as descrições, padronização, higienização, enriquecimento de materiais, serviços, clientes e fornecedores, atuamos com classificação fiscal de NCM, NBS, CEST, LC 116, tradução para diversos idiomas, categorização UNSPSC e adição de mídias, tudo de acordo com os mais altos níveis cerificações nacionais e internacionais.

Você pode gostar

NBS

O que é NBS?

Antes de tudo, NBS é a nomenclatura brasileira para serviços e outras atividades que geram mudanças nos bens.

Uma resposta

  1. Por isso, é fundamental também que a liderança e os tomadores de decisão estejam intimamente ligados ao processo de catalogação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.