Cadastro de produtos no sistema: entenda o que é e quais são as vantagens

Klassmatt

Líder na América Latina em Saneamento, Governança e Big Data de Dados Mestres

topo KLA cadastro de produtos no sistema blog

Navegue

O cadastro de produtos no sistema é uma das etapas cruciais para a operação de uma empresa. Basicamente, todas as informações relevantes para o funcionamento do negócio estão presentes nesse banco de dados.

Sobretudo, é importante saber manusear essa ferramenta da maneira adequada para manter o cadastro de produtos sempre correto e atualizado. Por isso, aprenda de uma vez por todas do que se trata, como funciona e quais são os benefícios do cadastro.

O que é o cadastro de produtos no sistema?

Base de operação de um negócio, o cadastro de produtos no sistema consiste em catalogar, classificar e organizar as informações sobre materiais, clientes, serviços e fornecedores. Assim, obtém-se um controle de vendas e estoque eficiente.

Com um banco de dados de produtos eficiente, é possível ter acesso a informações fundamentais para a marca, como a rastreabilidade dos itens no estoque, a quantidade disponível de cada produto e o seu prazo de validade.

Também ficam garantidas tributação adequada e margem de lucros individual por mercadoria. Além disso, você não perde o controle de entrada e saída dos itens do estoque, principalmente se a empresa tiver uma loja virtual.

Como funciona o cadastro de produtos?

Primeiro, a empresa insere as informações básicas sobre o item no sistema, como nome do produto, categoria e preço unitário. Depois, as informações mais específicas são cadastradas, tais como tamanho, modelo, peso e cor.

Na próxima etapa do cadastramento, é realizada a correta tributação das mercadorias conforme a tabela do governo. Para se ter uma ideia, apenas um produto pode envolver mais de um imposto.

Em geral, a última etapa consiste em cadastrar o estoque máximo e mínimo da mercadoria. Basicamente, isso está relacionado à quantidade limite para que a empresa saiba quando precisa solicitar ou interromper a reposição do item.

Principais vantagens

A adoção de um sistema de cadastro de produtos traz inúmeros benefícios para o dia a dia das empresas. Conheça algumas das principais vantagens nos parágrafos abaixo.

Redução de falhas

Um cadastro de produtos no sistema eficiente é essencial para reduzir ao máximo as falhas que podem acontecer devido a um serviço mal-executado. Isso ocorre porque, ao inserir informações fiscais de uma mercadoria de maneira incorreta, pequenos gargalos podem ser gerados. Apesar de parecerem pequenos, quando esses erros são somados, podem se transformar num prejuízo significativo para a marca.

Mais agilidade e segurança

Com um cadastro de produtos no sistema eficiente, garante-se mais segurança para as tomadas de decisão de compras. Além disso, os preços podem ser alterados com mais agilidade.

Ajuda na tributação adequada

Para o setor contábil das empresas, o cadastro das mercadorias no sistema assegura que todas as informações fiscais dos produtos estejam corretas. Dessa maneira, realiza-se uma tributação apropriada e evitam-se dificuldades com pagamento de impostos indevidos.

Como a tecnologia pode ajudar no cadastro de produtos

Um software com tecnologia inovadora pode ajudar a otimizar o seu cadastro e evitar erros. O KlassLite, desenvolvido pela Klassmatt, foi pensado especialmente para viabilizar uma padronização descritiva para produtos internacionais e nacionais de forma rápida e simples.

Após preencher um formulário rápido, a pessoa recebe um link por e-mail para poder realizar o download gratuito da ferramenta. Não é necessário baixar nenhum programa complementar, apenas o KlassLite já é suficiente para que pequenas, médias e grandes empresas possam utilizá-lo.

Como funciona o KlassLite

O funcionamento da ferramenta é bem intuitivo. O software tem seis telas diferentes. A primeira é a de cadastro de grupo, subgrupo e dados técnicos; a segunda, de cadastramento de itens; e a terceira, de visualização de itens cadastrados. Essas três primeiras telas são as que exigem maior interação do usuário.

A quarta é uma tela inicial de boas-vindas e ativação do produto; a quinta conta com informações e reativação do produto; a sexta e última é a tela de parâmetros.

Boas-vindas e ativação dos produtos

Esse é o primeiro contato do usuário com a ferramenta da Klassmatt. Aqui, na tela de boas-vindas, estão contidas informações importantes para a observação das condições de utilização do software no momento da abertura.

Cadastro de grupo, subgrupo e dados técnicos

Quando a pessoa desejar colocar em prática o cadastro de produtos no sistema, é para essa tela que ela irá. Aqui o usuário vai inserir na base de dados os padrões de como uma família de itens deve ser cadastrada.

Cadastro de itens e visualização dos cadastrados

Com os padrões definidos, a pessoa poderá cadastrar individualmente os itens, levando em consideração os modificadores que devem ser preenchidos nos campos correspondentes. Após finalizar o processo, ela poderá visualizar os itens cadastrados e a classificação dos produtos numa tela própria com pesquisa e exportação de dados.

Tenha um cadastro de produtos eficiente na sua empresa!

Como você pôde perceber, o KlassLite é um software com funcionalidades bem completas e pensadas para turbinar ainda mais o seu negócio com uma metodologia que realmente funciona. Para baixá-lo gratuitamente, basta clicar aqui.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Foto Jivo

Marcieli Vaz

Online

Olá, Como posso ajudar?