Você já ouviu falar em Big Data?

Klassmatt

Líder na América Latina em Saneamento, Governança e Big Data de Dados Mestres

big data

Navegue

É certo que a era dos dados gera bastante informação. Porém, tudo precisa ser analisado e explorado para trazer benefícios para um negócio. Você sabia que o big data pode auxiliar nessa tarefa?

O termo “big data” é o nome que se dá a esse imenso volume de dados que é gerado e pode ser coletado de várias fontes: transações de vendas, mídias sociais, sensores, entre outras fontes digitais. Com a ajuda de softwares e programas capazes de cruzar e analisar essa grande quantidade de dados, é possível captar informações que podem servir de base para a tomada de decisão nas empresas.

Entre essas decisões estão: resolução de problemas, otimização de processos e captura de tendências de consumo, por exemplo. Por isso, entender o que é big data e como usá-lo é essencial para as instituições que buscam reduzir tempo de trabalho e custos desnecessários. Venha saber mais!

Big data: descubra, otimize e amplie sua produção

Para definirmos o conceito de big data, não há forma mais simples do que exemplificarmos como sinônimo de grande volume de dados. Com este grande volume de dados e utilizando as técnicas e tecnologias corretas, é possível gerar informações valiosas e, a partir delas, resultados importantes podem ser obtidos.

Além disso, a partir do cruzamento e da gestão de dados, são geradas informações que facilitam o entendimento e a assertividade de ações em determinadas áreas da empresa, reduzindo, assim, o tempo de interpretação para análises estratégicas. Dessa maneira, criam-se ações que tragam decisões positivas ao seu negócio.

Para comportar esse grande volume de dados, é preciso utilizar ferramentas próprias para transformar os números e informações extraídos das pesquisas em dados reais e utilizáveis. O trabalho relacionado ao big data vem ganhando cada vez mais força entre as empresas que buscam novas e eficientes estratégias para ampliar sua produção.

O insight que o seu negócio precisa

Após saber mais sobre o que é big data e para que serve essa grande fonte de dados, é necessário apresentar seus benefícios e sua importância em um empreendimento que vê a organização como principal peça para o sucesso.

No entanto, para que esse objetivo seja alcançado, é preciso entender o volume de dados encontrados e colocar em prática os resultados obtidos fazendo a gestão de dados correta. Até porque, não importa o volume total de dados, o que é relevante de fato é o que as instituições fazem com essas informações.

Por isso é tão importante contar com uma equipe preparada que saiba como usar big data. Afinal, só assim é possível analisar os dados coletados e colocar em prática ações que beneficiem a companhia para que ela possa conquistar seu lugar no mercado.

O uso também auxilia os profissionais a monitorarem novos clientes e a identificarem o perfil de cada um deles. Tais ações incorrem no desenvolvimento de estratégias em prol de fidelizar esse público de modo eficaz para que tal fidelidade seja revertida em vendas e lucros para a empresa.

A inteligência analítica como parte da sua empresa

Big data e inteligência analítica estão sempre acompanhados um do outro. Isso porque juntos eles conseguem reunir, organizar e interpretar grandes informações úteis e relevantes para diferentes situações em uma empresa, como na resolução de um problema, na tomada de uma decisão ou no desenvolvimento de uma ação.

Sendo assim, esse processo de análise e cruzamento de grandes bases de dados vem se tornando item fundamental para o sucesso de uma organização, visto que, por meio dela, a solução de problemas fica mais assertiva e ágil. Assim como acontece na melhoria do desempenho da companhia em geral, o mesmo se dá nos vários setores da organização.

Um exemplo disso é na área de marketing, em que uma boa análise de resultados, a partir das métricas coletadas, direciona os profissionais a respeito da performance de cada ação e campanha comercializada. Com isso, eles conseguem efetuar uma avaliação mais profunda sobre os resultados de vendas, financeiro, produção e tudo que estiver envolvido com aquele determinado conteúdo.

Big data aplicada ao seu negócio

O Big data vai além de armazenar informações. Esse conjunto de dados, sendo bem analisados, são transformados em informações que são utilizadas para tomadas de decisões estratégicas em várias empresas.

As características do big data contam com volume, variedade por conta dos diferentes tipos de dados que são comportados, o tempo de processamento dessas informações, a veracidade desses dados e o valor agregado que essas informações extraídas geram.

Conheça seu público e conquiste o mercado com a Klassmatt

Para melhorar os processos internos de uma empresa e conquistar bons resultados, é preciso ter uma equipe capacitada e uma ferramenta que utilize big data para conseguir informações de valor com velocidade e confiabilidade.

Então, contar com a Klassmatt para isso pode ser um grande investimento no seu negócio. Afinal, com a utilização e gestão dessa fonte de dados na sua empresa, você vai ter a compreensão geral do mercado e de seus consumidores, além de poder contar com funcionalidades que fortaleçam a sua marca.

É claro, de nada adianta termos análises profundas e interpretações estratégicas dos nossos dados se não confiamos na qualidade dos mesmos.
A gestão de dados depende, em primeiro lugar, de uma base de dados com qualidade. E para termos qualidade nos dados, precisamos de Padrões Descritivos. Com o intuito de lhe ajudar na criação de Padrões Descritivos, a Klassmatt construiu o Klasslite, uma ferramenta 100% gratuita para Cadastrar materiais, clientes, serviços e fornecedores.

Para ajudar sua empresa a criar o Padrão Descritivo correto e evitar multas e recolhimentos indevidos, criamos o Klasslite. Uma ferramenta de fácil uso e 100% gratuita. 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Foto Jivo

Marcieli Vaz

Online

Olá, Como posso ajudar?