PDM padronização descritiva de materiais: entenda a importância dessa metodologia

A metodologia de saneamento de cadastro PDM padronização desccritiva de materiais traz melhorias operacionais e estratégicas para as empresas. Conheça!

Klassmatt

Líder na América Latina em Saneamento, Governança e Big Data de Dados Mestres

Copia de CAPA BLOG TAMANHO CORRETO 1 2

Navegue

Uma base de cadastros com dados não confiáveis pode gerar muitos contratempos, em diferentes pontos estratégicos de uma empresa. A PDM padronização descritiva de materiais é uma maneira de deixar o material de trabalho organizado logisticamente.

Basicamente, qualquer colaborador que constatar ou consultar as mercadorias conhecerá os padrões utilizados nessa metodologia de saneamento de cadastro de materiais. Como consequência, todos os setores envolvidos no negócio vão se compreender, pois estarão “falando a mesma língua”.

Afinal, o que é PDM?

PDM, padronização descritiva de materiais, é uma metodologia de saneamento de cadastro cujo objetivo é determinar parâmetros e regras. Ela realiza a nomeação e a descrição de todos os materiais e serviços com os quais a empresa trabalha. Normalmente, isso é feito por meio de códigos somados a um programa virtual.

Principais benefícios da PDM

Além de melhorias operacionais, a PDM traz vantagens estratégicas para a empresa que a adota. Entre esses benefícios, estão: aperfeiçoamento do controle sobre as mercadorias e os suprimentos, assim como eliminação de problemas de gestão de estoque.

Também é possível citar a garantia de abastecimento adequado dos pontos de venda. Todos esses proveitos podem auxiliar o negócio a aprimorar os processos, reduzindo custos.

Otimização do trabalho do setor de compras e suprimentos

Ao contrário do que muitos pensam, compras não são sinônimos de suprimentos. Elas são a etapa final do processo que envolve a gestão de suprimentos. Trata-se de um dos departamentos mais importantes em uma empresa.

Portanto, a otimização da organização de fluxo de materiais e informações é de suma importância para reduzir esse processo. Assim, mantém-se a vantagem competitiva da marca. Uma das ferramentas para alcançar esses bons resultados é a PDM, padronização descritiva de materiais.

Redução do problema de devolução de cargas

Com a sistematização do controle de materiais e o fim de descrições genéricas proporcionadas pela PDM, reduz-se o impasse de devolução de cargas. Isso porque a metodologia utiliza critérios mais específicos para associar elementos semelhantes.

Decisões mais assertivas

A adoção da padronização descritiva por uma empresa constitui dados mais precisos a respeito de serviços e materiais. Como resultado, obtém-se tomadas de decisões mais assertivas. Com isso, ganha-se tempo e elimina-se gastos excessivos.

Como criar uma PDM (padronização descritiva de materiais)?

Na hora de criar uma PDM, também é possível se basear na UNSPSC ou na NCM para a primeira etapa de estudo dos materiais. Nessa fase, realiza-se uma separação dos itens segundo critérios. Alguns dos mais utilizados são: ordem alfabética, dia de compra, data de validade, tamanho e composição.

Depois da primeira etapa, vem a fase de classificação eficiente de materiais. Para que ela funcione de maneira assertiva, é crucial que os padrões sejam ajustados ao tipo de negócio da empresa.

Em resumo, dá para dizer que o padrão descritivo de materiais é um processo extenso, necessitando de atenção e manutenção. É necessário segui-lo à risca para obter inúmeros benefícios, tais como organizar os estoques, reduzir custos e aumentar vendas. Confira algumas dicas para criar um método de padronização produtivo.

Dicas para um método de padronização eficiente

  • Não dificulte a informação;
  • Estude os materiais antecipadamente;
  • Crie padrões de uma maneira eficaz;
  • Execute uma central de análise de dados;
  • Aposte em um programa digital de qualidade.

Como implementar a PDM?

Para implementar a PDM, padronização descritiva de materiais, de maneira eficiente, é necessário passar por algumas etapas obrigatórias. A primeira é a elaboração de um manual, que deve contemplar as regras para uso e cadastramento de serviços e materiais.

Também é preciso listar as características técnicas presentes na descrição das unidades de manutenção de estoque (SKU). Outra etapa é a taxonomia e o processo de adicionar todos os envolvidos nessa padronização.

Tipos de classificação

Existem dois padrões muito utilizados quando o assunto é PDM. O primeiro é a classificação NCM (nomenclatura comum do Mercosul). Ela é a mais aconselhada para as empresas que negociam com as nações que fazem parte do grupo econômico, facilitando as transações.

Além de unificar a linguagem entre os países do Mercosul, a NCM determina a natureza e a classificação fiscal de um produto com um código de oito dígitos. Já a segunda classificação mais utilizada em escala mundial é a UNSPSC (Universal Standard Products and Services Classification), com oito dígitos também.

Impactos da gestão de materiais com a PDM

  • Controle adequado do estoque;
  • Aperfeiçoamento da cadeia logística;
  • Respeito e obediência à lei;
  • Diminuição da carga tributária;
  • Atualização do processo de atendimento.

Conquistas obtidas com a implementação da PDM

  • 30% de diminuição dos custos de processo por aquisição;
  • 20% de redução do valor armazenado;
  • 20% de diminuição da compra equivocada de produtos;
  • 20% de redução de possíveis duplicidades no cadastro de produtos;
  • 90% de aperfeiçoamento na descrição de itens.

Implemente a metodologia PDM na sua empresa com a KlassLite!

Para auxiliar a sua empresa com a PDM, padronização descritiva de materiais, a Klassmatt desenvolveu um sistema 100% gratuito: o KlassLite. Ele é de fácil utilização, pois não necessita da instalação de nenhum programa adicional. Clique aqui e realize o download do software para obter esses e outros benefícios.

Agora que você aprendeu o que é a padronização descritiva, temos um bônus para você!

Preencha o formulário a seguir e ganhe o E-BOOK: METODOLOGIA PDM. Com este conteúdo você aprenderá como implementar a metodologia PDM na sua empresa. Conheça as regras e métodos utilizados pelas maiores empresas como Vale, Petrobrás, Bradesco, Ortobom e outras gigantes brasileiras.

CADASTRE-SE E RECEBA O E-BOOK!

Design sem nome 5 1

E tem mais!

Você pode descobrir agora mesmo como está a saúde da sua base de dados. Apresentamos uma análise completa da qualidade dos seus dados e sugerimos melhorias conforme as particularidades da sua empresa.
Fale com nosso time de especialistas e solicite um diagnóstico gratuito da sua base de dados.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunicado Importante

Prezados Clientes,

Estamos passando por um momento grave e sem precedentes, uma das maiores tragédias já vividas em nosso estado. Ao mesmo tempo vemos uma demonstração impressionante de solidariedade, uma mobilização que nos enche de esperança!

Nossa operação está com capacidade reduzida neste momento, mas nenhuma área está inoperante.

Pedimos compreensão aos nossos clientes e parceiros por eventuais tempos de resposta maiores ou repactuação de alguns prazos, na certeza de que tudo se resolverá e sairemos mais fortes deste momento.

CAMPANHA DE AJUDA AOS COLABORADORES QUE PERDERAM SUAS CASAS

Infelizmente, 30 colaboradores da Klassmatt foram severamente afetados e perderam suas casas, inundadas pela enchente que assola Porto Alegre e região metropolitana.

Estamos juntando esforços e doações para ajudá-los na reconstrução de suas casas. Caso queiram contribuir, suas doações serão muito bem-vindas através do pix abaixo.

Chave pix

Celular: (51) 98165-9790

INTEGRA CONSULTORIA S.A.

Banco Itaú

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Time Klassmatt

Maria Eduarda

Online

Olá, Como posso ajudar?