O departamento de compras de uma empresa assume um papel central no crescimento desta, pois além de concentrar responsabilidades, como a compra de produtos e serviços e articular negociações com os fornecedores, ele tem por função gerir adequadamente o orçamento disponível.
Assim, devido ao seu viés estratégico, utilizar indicadores de desempenho é uma medida altamente sugerida e benéfica para toda a empresa.
No post de hoje, reunimos os melhores indicadores para que assim aplique ao setor de compras e o faça obter ainda mais eficiência e produtividade. Acompanhe!
1 – Custo de suprimentos
Esse indicador é utilizado para medir a relação entre as aquisições feitas pela empresa e as vendas. Dito de outro modo, visa saber quanto % de uma venda é destinado para a aquisição de insumos.
Para visualizar melhor, observe o exemplo: digamos que a sua empresa vendeu no mês X R$ 300 mil, mas quanto será tirado desse valor para a aquisição de suprimentos? O custo de suprimentos encontrará essa resposta.
Com essa informação em mãos, é possível saber se a empresa está gastando mais do que o necessário em relação à compra de suprimentos e, assim, tomar medidas para a redução de custos, visando o equilíbrio.
2 – Produtividade
A produtividade é um indicador que pode ser avaliado de diversas formas. No setor de compras, é possível averiguar a produtividade contabilizando, por exemplo, o número de contratos fechados com fornecedores durante um certo período.
Além disso, é possível medir a quantidade de horas trabalhada em um projeto específico de compras ou dedicadas a uma tarefa da área. Outra forma é verificando os rendimentos alcançados pelos colaboradores do setor.
3 – Evolução de preço
Esse indicador permite que afira a evolução de preço de um produto ou serviço ao longo do tempo, bem como as elevações e as quedas que ocorreram.
Por meio dele, é possível garantir maior economia no processo de compra e manter a saúde financeira da empresa.
Na prática, você pode utilizar as informações desse indicador para esperar o momento certo para realizar a compra de produtos ou serviços e, dessa maneira, economizar.
4 – Saving
O Saving é, sem dúvida alguma, um dos melhores indicadores de gestão de compras de uma empresa: ele informa a esta qual foi o seu ganho financeiro a partir de uma aquisição que fez.
Mais que isso, na verdade, essa ferramenta calcula a diferença entre o orçamento disponível e a compra efetuada, de modo assim a apresentar a economia alcançada.
É uma solução que pode não só ajudar o setor de compras a se tornar mais eficiente, mas também mais produtivo e consciente em relação às compras e à gestão financeira e orçamentária da organização.
Agora que conhece alguns indicadores importantes para o setor de compras de sua empresa, não deixe de aplicá-los em seu dia a dia. Assim, você pode obter com agilidade o sucesso que sempre desejou para o seu negócio e, principalmente, para seu departamento de aquisições.
Gostaria de saber mais sobre nossos serviços? Nossos especialistas podem lhe ajudar, marque uma reunião!
Uma resposta
Ótimas soluções!